Página inicial > Notícias > Joel e Raianny recomendam valorização da consciência negra e implantação da Casa da Gestante no HGP

Em duas proposições separadas, os vereadores Joel do Sindicato (PDT) e Raianny Rodrigues (Pros) solicitaram do governo municipal que sejam desenvolvidas atividades culturais pela valorização da consciência negra, considerando o dia 20 de novembro (Indicação nº 478/2022); e implantação da Casa da Gestante no Hospital Geral de Parauapebas-HGP (Indicação nº 482/2022). Os pleitos foram apresentados na sessão da Câmara Municipal na última terça-feira (8).

• Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 20h32

Consciência negra

Em sua justificativa, Joel do Sindicato explica que o dia 20 de novembro de 1978 foi reconhecido como o Dia da Consciência Negra no país, data em que foi morto Zumbi dos Palmares, um grande líder da resistência negra. Por isso, foi instituído para celebrar e relembrar a luta das pessoas negras contra a opressão.

“Com o intuito de celebrar o Dia da Consciência Negra e promover a igualdade racial, por se tratar de um momento importante, vi a necessidade de promover e desenvolver atividades culturais pela valorização da consciência negra. Com isso, as ações para essa data podem ser um ótimo ponto de partida para o desenvolvimento de políticas eficazes de inclusão racional no ambiente corporativo”, defendeu o parlamentar.

Segundo ainda Joel do Sindicato, para que sejam introduzidas campanhas de igualdade racional e oportunidades para combater o racismo nas empresas e em todos os locais de trabalho, é necessário também que a sociedade demonstre e se esforce para mudar essa realidade.

O legislador sugeriu que a sociedade fale de ações que marquem a data, mas que também repercutam para além do dia específico. E que se possa falar de forma construtiva e educativa, conscientizando as pessoas sobre a valorização da consciência negra.

“E com o intuito de valorizar essa data tão importante, solicito que seja promovida a Semana da Consciência Negra no CDC ou em outro local, através de exposições do tema e debates, com reserva de momento de protagonismo, em especial à mulher negra, bem como a exposição de telas, pinturas, vendas de artesanatos e debates de ideias que incluam programas de trilhas de desenvolvimento para talentos negros, convidando lideranças negras para discussão sobre a luta contra o racismo”, sugeriu.

Casa da Gestante
Por sua vez, a vereadora Raianny Rodrigues pediu que a prefeitura implante uma ala no HGP denominada Casa da Gestante, por entender que a gravidez e o puerpério são períodos que ressignificam a vida da mulher e também porque a chegada de um filho pode agravar as necessidades e perpetuar ciclos de violência, principalmente para mulheres em vulnerabilidade e risco social.

“A proposta é romper ciclos de violência e construir novas possibilidades de futuro para essas mulheres e suas crianças, pois a ala será um importante centro de apoio às gestantes que possuam alguma complicação no período de gestação”, enfatizou a legisladora.

Ela acrescenta que as pacientes terão acompanhamento intensivo de toda uma equipe, composta de médicos obstetras, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, psicólogas e psicopedagogas, para evitar algum problema com gravidez de risco.

De acordo ainda com Raianny Rodrigues, as gestantes passarão o tempo que for necessário na casa da gestante, priorizando a saúde da mãe e do bebê. A estrutura é realmente de uma casa para que elas se sintam num ambiente familiar, aproximando-as das suas residências.

Durante a internação as parturientes vão participar de atividades de arte e educação para evitar o tempo ocioso, além de cursos e palestras sobre parto humanizado, aleitamento materno, doação de leite, cuidados com o recém-nascidos, entre outras.

Depois de serem lidas por seus autores, as duas indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e encaminhadas para serem avaliadas pelo governo municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Pedro Almeida / AscomLeg2022