Página inicial > Notícias > Joel do Sindicato sugere criação da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial

No decorrer dos trabalhos parlamentares desta terça-feira (22), o vereador Joel do Sindicato (PDT) apresentou duas indicações de cunho social. Por meio da Indicação nº 496/2022, o legislador requisitou ao Poder Executivo a criação da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Parauapebas.

• Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 12h13

Segundo explicou, o Brasil atualmente concentra o segundo contingente de população negra do mundo, ficando atrás apenas da Nigéria. Aproximadamente, oitenta milhões de brasileiros, quase metade da população, possuem ascendência africana.

Vereador Joel do Sindicato

“De cada dez dias da nossa história, sete foram vividos sob a escravidão. O legado do passado escravocrata, aliado à omissão histórica do estado brasileiro em face das desigualdades raciais e étnicas, produziu uma gama de iniquidades resultantes do racismo e do preconceito e da discriminação raciais”, frisou Joel do Sindicato.

O objetivo da coordenadoria é implementar ações que visem à promoção da igualdade racial nas áreas de trabalho, renda, cultura, comunicação, educação, saúde, terras de quilombos, juventude e segurança. Além de enfrentar o imenso desafio de contribuir para diminuir a secular desigualdade racial que, no Brasil, afetou vários grupos, em especial a população negra.

“A partir da implementação de uma política de promoção da igualdade racial, norteada pelos princípios de transversalidade, descentralização e gestão democrática, que se reverterão os efeitos perversos de séculos de discriminação”, afirmou o vereador.

Em sua segunda proposição, oficializada por meio da Indicação nº 497/2022, Joel solicitou ao Poder Executivo a construção de uma arquibancada com cobertura e iluminação no campo da Vila Carimã, localizada na zona rural do município.

Conforme ressaltou o legislador, a prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica, além de desenvolver e melhorar tais formações.

“Os esportes influenciam no desenvolvimento saudável e distanciam jovens e adolescentes da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora. As obras no campo da Vila Carimã são um anseio da comunidade, que pede a construção de uma arquibancada com cobertura no campo, onde ocorrem as finais do polo rural, campeonato que antecede o tão famoso campeonato rural do nosso município”, destacou.

Joel do Sindicato ainda contou que várias vilas vizinhas usufruem desse campo, onde acontecem vários jogos, e a única coisa que a população está necessitando no momento é a construção da arquibancada, pois muitos não conseguem assistir aos variados jogos que lá ocorrem pelo fato de não haver sombra para os jogos durante dia e a falta de iluminação no campo torna inviável os jogos no período noturno.

Ao final das apresentações, as proposições foram aprovadas em unanimidade pelos vereadores e serão enviadas ao Poder Executivo para análise e implementação, caso haja viabilidade orçamentária.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva (AscomLeg 2022)