Página inicial > Notícias > Criação de programas nas áreas do esporte e meio ambiente são propostas por vereadores

A doação de área para instalação de centro desportivo, a implantação de projeto de esporte para idosos e a criação de programa de preservação das nascentes foram propostas pelos vereadores Leandro do Chiquito (Pros), Josivaldo da Farmácia (PP) e Josemir Silva (Pros), respectivamente, na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas realizada terça-feira (21).

• Publicado: Quinta, 23 de Março de 2023, 14h18

Doação de área
Chiquito sugeriu ao governo municipal, por meio da Indicação nº 77/2023, que realize estudo de viabilidade para doação de um terreno para instalação da sede do Centro Desportivo, Cultural e Social Popular (CDCSP).

Segundo o vereador, o referido centro é uma entidade privada de caráter associativo sem finalidade lucrativa, que, desde 2013, tem desenvolvido atividades em prol da população, principalmente nos bairros Casas Populares I e II.

“O atendimento da solicitação permitirá que a referida associação tenha um local adequado para instalação de sua sede, oferecendo uma estrutura para a realização de eventos de esporte e lazer”, relatou.

Leandro do Chiquito - Pros

Esporte para idosos
Logo depois, Josivaldo propôs na Indicação nº 81/2023 a criação de um projeto de esporte para a melhor idade em Parauapebas, para incentivar a prática de exercícios e a realização de campeonatos municipais para pessoas acima de 60 anos.

“É comprovado por meio de estudos que a atividade física e a prática esportiva regular proporcionam benefícios à saúde física e mental dos praticantes, e ainda, ajudam na socialização, e mais especificamente na situação dos idosos, servirá de grande ferramenta no combate à solidão, e ao abandono”, justificou.

Josivaldo da Farmácia - PP

Preservação de nascentes
Josemir Silva (Pros) sugeriu na Indicação nº 82/2023 a criação do Programa Municipal de Preservação às Nascentes e Mananciais de Água, denominado ‘Nascentes Protegidas.

A sugestão do vereador é para que o governo municipal realize parcerias com outros órgãos municipais, estaduais e federais, bem como com a sociedade civil organizada para execução do programa.

A idéia é que o Nascentes Protegidas realize o cadastro de todas as nascentes e cursos d'água existentes no território do município, em propriedades públicas ou privadas e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente deverá estimular o reflorestamento com espécies nativas, objetivando a proteção das áreas onde estão localizadas as nascentes.

“O cadastro é para fins de proteção e conservação, com vistas à garantia de suprimento de recursos hídricos para a população. O Poder Executivo Municipal promoverá, ainda, ampla divulgação junto à comunidade, expondo a importância da preservação dos mananciais”, explicou.

Josemir Silva - Pros

Aprovadas por unanimidade, as três proposições foram enviadas para o Poder Executivo Municipal.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo / AscomLeg 2023