Página inicial > Notícias > Parlamentares de Parauapebas solicitam “Odonto-móvel” e reajuste das diárias do TFD

Ações voltadas para a melhoria da saúde dos moradores de Parauapebas foram solicitadas pelos vereadores Josemir Silva (Pros) e Anderson Moratorio (PDT) em indicações aprovadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (24). As propostas seguem agora para que o Poder Executivo as implemente.

• Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 11h54

Odonto-móvel
Por meio da Indicação nº 453/2023, o vereador Josemir Silva pediu um estudo de viabilidade para aquisição de uma unidade móvel de saúde denominada Odonto-móvel para o atendimento à população.

Segundo o vereador, a finalidade é “alcançar, por meio de consultas e exames odontológicos, a prevenção de doenças relacionadas à saúde bucal dos cidadãos”. “O objetivo é promover a saúde bucal de forma corretiva, preventiva, educativa e promover o resgate da autoestima dos cidadãos”, defendeu.

Josemir Silva (Pros)

Diárias do TFD
Já a Indicação nº 463/2023, proposta por Anderson Moratorio (PDT), solicitou a alteração do Decreto nº 132/98, para reajustar as diárias do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) concedidas aos pacientes de saúde que precisam se deslocar a outros municípios.

O parlamentar lembrou que a última alteração dos valores, em março de 2020, aumentou as diárias de R$ 25 para R$ 50. “Muitas das vezes os pacientes que buscam esse auxílio já estão sem nenhuma expectativa, pois, essa ajuda de custo só é concedida aos pacientes que já esgotaram todos os caminhos necessários dentro do município”, pontuou o vereador.

Anderson Moratorio (PDT)

“Não é viável que um município que possui receita anual que ultrapassa a casa dos R$ 2 bilhões não tenha recursos suficientes para dar condições dignas aos pacientes que necessitam realizar seus tratamentos fora deste município”, concluiu.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023