Página inicial > Notícias > Projeto de Eliene Soares cria Semana de Conscientização das Doenças da Tireoide

Projeto de Eliene Soares cria Semana de Conscientização das Doenças da Tireoide

O Projeto de Lei nº 193/ 2023, proposto pela vereadora Eliene Soares (MDB) e aprovado na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (24), institui, no âmbito do município, a Semana de Conscientização das Doenças da Tireoide, a ser realizada anualmente na semana do dia 25 de maio.

• Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 11h37

Eliene Soares (MDB)

Segundo o texto do projeto, a data visa “divulgar as ações voltadas à conscientização da população sobre o tema das doenças da tireoide e promover campanhas educativas institucionais, palestras e cursos relacionados à enfermidade”.

Em sua justificativa, a vereadora argumentou que devido ao fato de os sintomas serem inicialmente leves ou inespecíficos, o diagnóstico é muitas vezes confundido com outras condições e não realizado. Dados trazidos por ela apontam que aproximadamente 300 milhões de pessoas sofrem de disfunções da tireoide em todo o mundo, e mais da metade desconhece sua condição.

“Por ser questão relevante e que carece de ampliar o debate para fortalecer as políticas públicas voltadas à prevenção dessa enfermidade”, destacou.

O texto segue agora para sanção ou veto do prefeito do município.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Felipe Borges / AscomLeg 2023