Página inicial > Notícias > Políticas públicas são solicitadas para comunidades rurais

Políticas públicas são solicitadas para comunidades rurais

O vereador Elias Ferreira de Almeida Filho (PSB) solicitou ao Poder Executivo que atue como facilitador da integração das políticas públicas no âmbito territorial dos assentamentos colônia Santa Rita e Campos Altos. O pedido foi apresentado na sessão ordinária da última terça-feira (6), na Indicação nº 161/2017.

• Publicado: Sexta, 09 de Junho de 2017, 10h41

Conforme justificou Elias Ferreira, a comunidade das referidas vilas organizou abaixo assinado e entregou ao Legislativo e ao Executivo, pedindo que os mesmos passem a atuar com serviços eficientes na região.

Residem atualmente na comunidade 117 famílias, que totalizam 457 habitantes, dos quais 329 são eleitores e 115 são estudantes do ensino infantil ao ensino médio.

Tais famílias vivem em 12 vicinais localizadas nas colônias Santa Rita e Campos Altos, perfazendo cerca de 120 km de estrada no município de Parauapebas.

Os moradores pediram ao poder público, por meio do abaixo assinado, que atue de fato na saúde, na educação e na infraestrutura do local. Segundo os moradores, há um abandono da área pelos gestores devido à distância de aproximadamente 400 km da sede do município.

As colônias Santa Rita e Campos Altos estão em território denominado rural, mas próximas a assentamentos já consolidados. A localização é limítrofe com os municípios de Ourilândia do Norte e a Floresta Nacional de Carajás, na faixa sudeste do estado.

O vereador Elias ressaltou que a integração das políticas setoriais às colônias proporcionará uma horizontalização no processo de tomada de decisão, de modo que as famílias sejam inclusas no processo de desenvolvimento. Para tal, as atividades rurais precisam contar com políticas municipais de incentivo.

“O reconhecimento das colônias pelo gestor municipal representa sua inserção na estrutura urbana, o que proporcionaria qualidade de vida aos moradores, já que passarão a ser beneficiados pela ação governamental”, concluiu Elias Ferreira.

A indicação foi aprovada pelos parlamentares e agora será encaminhada à administração municipal para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Souza