Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > ‘Joel do Sindicato’ pede à prefeitura que conceda sede própria à Academia Parauapebense de Letras

Publicado em Quinta, 14 de Abril de 2022, 17h48 | Voltar à página anterior

O vereador Joel Pedro Alves (PDT), conhecido popularmente por “Joel do Sindicato”, apresentou na sessão da Câmara na última terça-feira (12) a Indicação nº 101/2022, pedindo que o governo municipal preste o apoio que necessita a Academia Parauapebense de Letras (APL) para a aquisição de sua sede própria, bem como ofereça as condições necessárias ao seu pleno funcionamento.

“Ao longo dos últimos anos este parlamentar decidiu levantar a bandeira de apoio à classe escritora, solicitando ao governo municipal a promoção de políticas públicas voltadas à garantia das condições mínimas para o fortalecimento de suas atividades. Foi nessa esfera de atuação que protocolamos e levamos ao plenário desta Casa de Leis a Indicação nº 526/2021, em agosto de 2021, a qual foi aprovada pela composição dos parlamentares em pleno exercício de seus mandatos na ocasião”, lembrou o parlamentar.

Na atual proposição, Joel do Sindicato repete os pedidos feitos em 2021, como a instituição do “Prêmio Literário Carajás”; implantação da “Casa do Escritor Parauapebense”; celebração de convênios com renomadas editoras em auxílio à classe escritora; formação de ambiente de diálogo institucional para o devido apoio à classe escritora; e a promoção de campanhas publicitárias de alcance municipal em favor dos escritores.

O legislador defendeu que a aquisição da sede própria da APL é elementar para que o avanço acima mencionado seja possível, pois, através dessa conquista, a instituição literária conseguirá desenvolver melhor suas atividades e terá as condições para o fortalecimento mencionado.

Reconheceu ainda o vereador que há seis anos a academia vem empreendendo sua missão, desenvolvendo ações culturais independentes e estimulando a participação contínua da sociedade civil no campo da literatura.

“A Academia Parauapebense de Letras é uma associação de escritores e entusiastas da literatura que acredita na construção da consciência crítica, na reflexão e na construção de um mundo melhor, através das letras e da arte cultural que envolvem os diferentes saberes. Tem como missão estimular a formação de leitores e escritores, potencializando a produção literária no município de Parauapebas e região”, destacou Joel do Sindicato.

A presidente da APL, escritora Terezinha Guimarães, acompanhada de alguns membros da instituição, esteve no auditório da Câmara e foi convidada pelo presidente da Casa, vereador Ivanaldo Braz (PDT), a ocupar uma das cadeiras destinadas a autoridades para prestigiar a apresentação da proposição. Um vídeo foi exibido em telão com a escritora agradecendo o empenho do Poder Legislativo, em especial do vereador Joel do Sindicato, pelo apoio recebido.

A indicação foi lida pelo autor, aprovada pelos demais vereadores e encaminhada para ser avaliada pelo prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022