Página inicial > Notícias > Parlamentares propõem melhorias em vias e no trânsito de Parauapebas

Parlamentares propõem melhorias em vias e no trânsito de Parauapebas

Obras para a melhoria de vias, de calçadas e ações para o trânsito foram solicitadas pelos vereadores de Parauapebas durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (12). As indicações aprovadas seguem para o poder Executivo.

• Publicado: Sexta, 15 de Setembro de 2023, 11h14

Melhoria de vias e passeio público
Por meio da Indicação nº 378 /2023, o vereador Cássio da VS-10 (PSD) pediu a realização de obra de drenagem, calçadas e local para estacionamento, embarque e desembarque dos alunos, na Rua Santa Maria, no bairro Nova Vida, nas proximidades da Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Matos Filho.

De acordo com o vereador, a situação do passeio público, sem nenhuma infraestrutura, “causa perigo e tem registrado acidentes no local, além de constranger os alunos, que muitas vezes andam na lama e até desviam-se de veículos na rua”.

Cássio da VS-10 (PSD)

Para ele, as obras no local vão garantir “segurança e bem-estar das crianças, adolescentes e jovens estudantes, além de contribuir para um ambiente mais agradável, sustentável e que imprima dignidade à comunidade estudantil”.

Cássio da VS-10 ainda pediu, na Indicação nº 379/2023, obra de drenagem e pavimentação asfáltica dos bairros Panorama, Triunfo e Casa Branca, no Complexo VS-10. “Faço essa indicação para que nossa população seja contemplada com políticas inclusivas, tendo uma infraestrutura condizente com a riqueza de nosso município e ganhando mais dignidade”, afirmou.

Melhoria da Perimetral Norte
Ainda na área da infraestrutura, a Indicação nº 384/2023, apresentada por Eliene Soares (MDB), solicitou a recuperação asfáltica da Rua Perimetral Norte, no Bairro Liberdade, em trecho próximo ao postinho de saúde.

Segundo a vereadora, “a via encontra-se com asfalto em condições precárias em alguns trechos, impondo aos transeuntes malabarismos para desviar de buracos e de um “corte” de uma calçada a outra nas proximidades”.

Eliene Soares (MDB)

Manutenção de boca de lobo
Já o vereador Anderson Moratório (PDT) apresentou a Indicação nº 386/2023 pedindo a limpeza e manutenção das bocas de lobo das ruas do Bairro dos Minérios. “Ocorre que nessa localidade os bueiros e bocas de lobo estão entupidos e sem manutenção, devido ao acúmulo de lixo e entulho, impedindo assim o escoamento das águas provenientes da chuva e de residências”, informou.

“Tal fato vem incomodando os moradores dessa comunidade, pois, além de causar mal cheiro, o acúmulo de esgoto está retornando para as residências, com isso, trazendo riscos a saúde, podendo inclusive causar a proliferação de várias doenças”, completou.

Anderson Moratorio (PDT)

Trânsito
Já na área do trânsito, a Indicação nº 385/2023, apresentada por Eliene Soares (MDB), pediu que a prefeitura que estude instalar um redutor de velocidade no perímetro urbano da PA-275 (Rodovia Faisal Salmen) entre o sinal à altura da JK e a rotatória à altura do quartel.

“Recentemente, um acidente fatal foi registrado no trecho e outros tantos ocorrem com frequência. Em linha reta, por onde os condutores mais apressados e afoitos trafegam, a rodovia se tornou uma bomba-relógio”, justificou a vereadora.

Raianny Rodrigues (Pros)

Por fim, o Requerimento nº 48/2023, apresentado por Raianny Rodrigues (Pros), propôs à prefeitura que acione o governo estadual, solicitando que o Detran-PA atenda somente os despachantes credenciados.

“Dessa forma, a comunidade contará com um atendimento mais confiável e seguro, protegendo-se contra golpes e fraudes que prejudicam não apenas os profissionais envolvidos, mas também a credibilidade do órgão”, argumentou a parlamentar.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023