Eliene Soares solicita correção salarial para diretores, vice-diretores e coordenadores de apoio pedagógico

Justificando que alguns setores da educação estão com a base remuneratória defasada há alguns anos, criando distorções e prejuízos para a própria rede, a vereadora Eliene Soares (MDB) apresentou na sessão da última terça-feira (30) a Indicação nº 751/2021, sugerindo que o governo municipal providencie estudo visando efetuar a correção salarial de diretores, vice-diretores e coordenadores de apoio pedagógico, que atualmente recebem menos que um professor da rede pública municipal com duzentas horas.

• Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 17h37

“Traçando uma média com base em todos os salários dos nossos educadores, verificamos que um professor da rede municipal concursado recebe R$ 7.200 líquidos por 200 horas mensais, enquanto um diretor recebe R$ 6.600 e um vice-diretor R$ 5.300. Na outra ponta, um coordenador pedagógico I recebe R$ 6 mil, ao passo que um coordenador pedagógico II vê ao final do mês, em média, R$ 5.300”, detalha Eliene Soares, acrescentando que essas médias são remunerações com vantagens incluídas e sem contar descontos como os de consignados.

Por essa razão, a parlamentar apresentou a indicação, solicitando que a Prefeitura de Parauapebas providencie estudo técnico, com o devido impacto econômico-financeiro, visando efetuar a correção salarial de diretores, vice-diretores e coordenadores de apoio pedagógico, profissionais com múltiplas responsabilidades e que, ainda assim, atualmente recebem menos que um professor da rede pública municipal.

A legisladora ressalta ainda que a proposta alcança 48 cargos de diretor de escola de ensino fundamental, 34 cargos de diretor de escola de educação infantil, 68 cargos de vice-diretor, 95 cargos de coordenador pedagógico I e 224 cargos de diretor pedagógico II.

“Como nem todos esses cargos estão ocupados hoje, oriento que seja criado um valor de referência atrativo, principalmente para os profissionais de direção escolar, a fim de que eles se sintam motivados a permanecerem sob o comando de nossas preciosas escolas municipais”, sugere Eliene Soares.

A indicação foi lida em plenário, aprovada por unanimidade e encaminhada para ser avaliada pela Secretaria Municipal de Educação.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021