Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Luiz Castilho propõe concessão de títulos de cidadão honorário a cinco pessoas pioneiras do município

Reconhecendo que os homenageados prestaram ou ainda prestam importantes serviços ao município de Parauapebas, o vereador Luiz Castilho (Pros) apresentou na sessão de terça-feira (30) os projetos de Decreto Legislativo nº 3, nº 4, nº 5, nº 6 e nº 7/2021, propondo, respectivamente, a concessão de títulos de cidadão honorário a Custódio Maciel Júnior, Junio Cezio de Almeida Marques, Gilberto Regueira Alves Laranjeiras, Raimundo Alves de Lima e Enezenita Ferraz Vieira.

  • Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 19h03

Vereador Luiz Castilho

Custódio Maciel Júnior
Mineiro de Belo Horizonte, o médico Custódio Maciel morou em Paragominas e chegou a Parauapebas em 2008, convidado pela Prosoma para trabalhar na mina do Projeto Sossego como médico fiscal no período da manhã e no período da tarde trabalhava como ortopedista no Hospital das Clínicas. Ficou na empresa Vale até 2010, quando abriu a Clínica Impar. É membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), diretor da Sbot-PA Sul, membro titular da Associação Nacional de Medicina do Trabalho, especialista em cirurgia do pé e artroscopia, diretor da Clínica e Laboratório Impar e coordenador de ortopedia do HGP.

Júnio Cézio de Almeida Marques
Júnio Cézio Marques é formado em Medicina pela Universidade Federal do Mato Grosso e exerce a profissão desde 2016 na Secretaria de Saúde de Parauapebas, na Clínica Amar e faz plantões em Eldorado do Carajás. É casado com a também médica Cleidiane Rodrigues de Andrade, com quem tem três filhas: Juliana, Letícia e Rafaela, estudantes que seguem o caminho dos pais. Antes de vir para Parauapebas, Júnio Cézio Marques trabalhou como chefe de Gabinete e secretário de Obras no município de Água Azul do Norte (PA). Trata a todos com a maior dignidade possível e está sempre disposto a ajudar, o que já é uma característica própria que contagia a todos.

Gilberto Regueira Alves Laranjeiras
Gilberto Laranjeiras é bacharel em Administração de Empresas, exerceu várias funções de gestão no Ministério da Saúde e responde desde 2019 pela administração da Secretaria de Saúde de Parauapebas. Neste período, promoveu melhorais de gestão, ampliação de programas já existentes, avançou em construção de prédios públicos para atendimento da saúde, construiu relacionamentos com os governos federal e estadual e vem se destacando na administração da Semsa, na busca de atender cada dia melhor os cidadãos de Parauapebas, promovendo capacitação de servidores, desenvolvendo campanhas periódicas e adquirindo equipamentos médicos.

Raimundo Alves de Lima
Popularmente conhecido como “Terra Rica”, Raimundo Lima é agricultor e líder na conquista de Palmares Sul, onde, com mais 850 famílias, iniciou o desbravamento daquela região. Oriundo de Capanema (PA), ele chegou a Parauapebas em janeiro de 1983. É casado com dona Antônia Maria da Silva, com quem tem oito filhos: Maria das Dores, Marlete, Marilete, Rosinete, Arlane, Romário, Raimunda e Raimundo Júnior. O apelido “Terra Rica” vem da liderança de um grupo de camponeses que assim era denominado. Não bastasse sua luta pela terra, ele cedia seu barraco feito de barro, onde a família vivia, para servir como escola no assentamento.

Enezenita Ferraz Vieira
Enezenita Vieira, popularmente conhecida como “Dona Enézia”, nasceu em 1942 na cidade baiana de Maiquinique e é divorciada de Florisvaldo Gomes de Castro. Dona Enézia tem cinco filhos: Florisvaldo Júnior, Fontinere, Farnésio, Fabiano e Franklin; e dez netos: Arthur, Mayara, Fernanda, Luan, Filipe, Melissa, Faian, Fabian, Caroline e Laura. Em 1988, fixou residência definitivamente em Parauapebas, onde passou a exercer a atividade de empresária nas áreas de confecção, alimentação, prestação de serviços e, atualmente, nos segmentos de acessórios para veículos e imóveis. Desde a morte da mãe, ela ficou responsável pela criação e educação dos irmãos.

Depois de serem lidas uma a uma em plenário, as cinco proposições foram aprovadas por unanimidade e encaminhadas para a Mesa Diretora da Câmara marcar data da entrega das comendas aos homenageados.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2021

Fim do conteúdo da página