Saúde animal: Graciele Brito indica aquisição de Unidade Veterinária Itinerante em Parauapebas
A aquisição de uma unidade itinerante de atendimento veterinário para realização de serviços de castração, vacinação e cuidados básicos com animais domésticos na zona urbana e rural de Parauapebas foi proposta pela vereadora Graciele Brito (União), por meio da Indicação nº 240/2025, na sessão ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (28).
Graciele Brito (União)
A parlamentar justificou a proposta destacando que "o abandono de animais e a disseminação de zoonoses são questões que impactam profundamente a saúde pública, o bem-estar social e o equilíbrio ambiental". Ela ressaltou que "a falta de condições financeiras de grande parte da população para arcar com procedimentos como castração e consultas veterinárias agrava significativamente o problema, resultando no crescimento descontrolado da população de animais em situação de rua".
A unidade itinerante, segundo Graciele, permitiria que "os serviços de castração, vacinação antirrábica, vermifugação e orientações sobre cuidados com os animais sejam levados até as comunidades mais afastadas, promovendo inclusão, saúde pública preventiva e bem-estar animal".
Graciele Brito sugeriu que a ação seja implantada de forma permanente, "com cronograma de atendimento regular em bairros e vilas do município, priorizando as regiões mais carentes tanto da zona urbana quanto da zona rural da cidade".
A Indicação nº 240/2025 foi aprovada por unanimidade e enviada ao Poder Executivo Municipal, para que o prefeito Aurélio Goiano analise a viabilidade de colocar em prática a proposta da Unidade Veterinária Itinerante.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025