Tito do MST propõe criação de programa para recuperação de áreas degradadas integrado a agricultura familiar
O vereador Tito do MST (PT) apresentou na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (26) a Indicação nº 500/2025, que propõe a criação de um programa de recuperação de áreas degradadas, rios e nascentes em Parauapebas, integrado ao Centro Tecnológico da Agricultura Familiar (CETAF).
Tito do MST (PT)
Na mesma proposição, o parlamentar sugeriu ainda que seja criado um programa de produção e doação de mudas para plantio de árvores de espécies nativas e amazônicas em áreas urbanas e rurais, assim como ações de educação ambiental no município.
Frente às consequências do aquecimento global, Tito acredita que essas medidas contribuem diretamente para a preservação ambiental, a regulação climática e a manutenção dos recursos hídricos, que são fatores essenciais para assegurar a qualidade de vida da população e promover a sustentabilidade.
"A recuperação de áreas degradadas e nascentes constitui uma ação estratégica para assegurar o abastecimento de água, prevenir processos erosivos, conservar a biodiversidade e minimizar os impactos das mudanças climáticas", afirmou.
Na indicação, o parlamentar ressaltou a importância da integração do CETAF ao programa, pois isso permitirá "a utilização de tecnologias e práticas sustentáveis, apoiando os agricultores familiares e fortalecendo a agricultura local". A produção de mudas, em especial de espécies nativas, contribui para a arborização urbana e rural, promove a conservação do solo e ajuda na regulação do clima.
A implantação de um programa municipal estruturado, de acordo com a legislação vigente, deve contemplar a recuperação de áreas degradadas urbanas e rurais, bem como a educação ambiental urbana e rural. O vereador enfatizou que a medida vai resultar em benefícios ambientais, sociais e econômicos.
Para Tito, a criação dos programas propostos "representa um investimento no futuro de Parauapebas, alinhando o município às práticas de desenvolvimento sustentável e à preservação da Amazônia, patrimônio natural de relevância mundial".
A Indicação nº 500/2025 foi enviada para análise do prefeito Aurélio Goiano e dos secretários municipais de Meio Ambiente, Victor Augusto, e de Produção Rural, Genésio Silva.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Dione Gastão / AscomLeg 2025
Redes Sociais