Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Implantação do “Bolsa Atleta” para atletas de Parauapebas é proposta por Laécio da ACT

Foi aprovada pela Câmara Municipal de Parauapebas, na sessão ordinária desta terça-feira (26), a Indicação nº 503/2025, de autoria do vereador Laécio da ACT (PDT), que sugere a implantação do programa “Bolsa Atleta” no município. A medida visa garantir subsídios financeiros e apoio institucional a atletas de alto rendimento que representam a cidade em competições regionais, nacionais e internacionais.

  • Publicado: Sexta, 29 de Agosto de 2025, 11h27

Laecio da ACT (PDT)

O vereador destacou que a cidade é um berço de talentos que se destacam no cenário esportivo, como o judoca Thiego Marques, que representou Parauapebas nas Paraolimpíadas de Tóquio, e o lutador de jiu-jítsu Matheus Sousa da Silva, campeão em diversas competições e top 13 no ranking mundial. Atualmente, estima-se que o município conte com cerca de 400 atletas de alto rendimento em diversas modalidades, como futebol, karatê, esportes radicais, judô, muay thay e jiu-jitsu, entre outras.

"Entretanto, muitos desses talentos enfrentam dificuldades financeiras para manter o alto nível de treinamento, custear viagens, equipamentos e alimentação adequada", afirmou.

Apoio para o desenvolvimento do esporte
Para Laécio da ACT, a criação do Bolsa Atleta Municipal é uma medida de grande relevância social e esportiva, pois garantiria "condições mínimas para que nossos representantes possam competir em igualdade de condições com atletas de outras localidades", explicou.

O parlamentar citou como exemplo o município vizinho de Canaã dos Carajás, que já possui um programa semelhante, o que demonstra a viabilidade da proposta.

Para o vereador, a iniciativa, além de valorizar os atletas, também serve como um incentivo para a juventude seguir no esporte, prevenindo a vulnerabilidade social e promovendo a saúde, a disciplina e a integração comunitária.

"A implantação do Bolsa Atleta contribuirá para consolidar Parauapebas como referência esportiva, reconhecendo e incentivando seus talentos, além de proporcionar inclusão social e ampliar a participação em eventos de destaque", concluiu.

A Indicação nº 503/2025 foi aprovada e enviada para apreciação do prefeito Aurélio Goiano, com cópia à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Texto: Nayara Cristina / Foto: Dione Gastão / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página