Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Michel Carteiro propõe estratégias de prevenção à gravidez na adolescência e pede doação de área para implantação do Museu da Mineração

Duas indicações do vereador Michel Carteiro (PV) foram aprovadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na terça-feira (21). As matérias propõem estratégias de prevenção à gravidez na adolescência e doação de área para implantação do Museu da Mineração.

  • Publicado: Segunda, 27 de Outubro de 2025, 09h09

Michel Carteiro (PV)

Prevenção a gravidez na adolescência
A implementação e o fortalecimento de estratégias educacionais voltadas à prevenção da gravidez na adolescência são o foco da Indicação nº 699/2025. Na matéria, Michel Carteiro propõe que o Executivo, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e Saúde (Semsa), realize campanhas informativas, oficinas, formação de professores e a integração de ações entre escola, família e serviços de saúde para garantir a educação sexual nas escolas.

O vereador ressaltou que a gravidez na adolescência é um problema social, pois pode acarretar complicações obstétricas, com repercussões para a mãe e o recém-nascido, bem como problemas psicológicos, emocionais e sociais em um corpo e mente ainda em formação.

“Muitas destas gestações terminam em abortos provocados, realizados em condições adversas, contribuindo para o aumento da mortalidade materna neste grupo etário, além de gerar consequências para a continuidade dos estudos, inserção no mercado de trabalho e condições socioeconômicas das famílias”, argumentou.

Neste aspecto, Michel Carteiro destacou a educação como a principal ferramenta preventiva. "É importante que a educação aborde a sexualidade e a saúde reprodutiva, tanto no meio familiar quanto escolar, com abordagem científica e pedagógica, enfatizando não apenas os aspectos biológicos, mas também o respeito mútuo, a responsabilidade nas relações e o uso adequado de métodos contraceptivos", defendeu.

Com a medida, “busca-se fortalecer a educação preventiva, capacitar os adolescentes para escolhas conscientes e responsáveis e reduzir os impactos da gravidez precoce em nossa comunidade”,concluiu.

Museu da Mineração
Já na Indicação nº 700/2025, Michel Carteiro solicitou ao Executivo a doação de um terreno para a construção do Museu da Mineração em Parauapebas. O pedido vem em complemento a uma solicitação anterior do vereador para criação do referido espaço.

“A cessão de um terreno municipal é etapa fundamental para a consolidação do projeto, possibilitando o planejamento arquitetônico, a captação de recursos e a execução das obras, com o objetivo de preservar a história da atividade mineral na região, fomentar o turismo cultural e valorizar a identidade do município”, argumentou.

O vereador ressaltou que o terreno poderá abrigar exposições permanentes de máquinas e caminhões fora de estrada, maquinários desativados, painéis interativos, ambientes de visitação escolar e espaços de convivência. “Além de valorizar a história e identidade do município, o Museu contribuirá para o estímulo ao turismo local, geração de renda, educação científica e tecnológica, e fortalecimento do sentimento de pertencimento da comunidade”, justificou.

Para Michel Carteiro, “a doação da área pública representa não apenas um ato administrativo, mas um investimento cultural e social, que pavimentará o caminho para a construção de um dos mais importantes símbolos da memória de Parauapebas e de sua gente”.

Ambas as indicações foram enviadas para avaliação do Poder Executivo Municipal, para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025

Fim do conteúdo da página