Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Três mulheres empreendedoras e pioneiras receberão Título de Cidadã Honorária em Parauapebas

A Câmara Municipal de Parauapebas realizou na sessão ordinária desta terça-feira (18) a aprovação da concessão do Título de Cidadã Honorária do município a três importantes personalidades femininas, em reconhecimento aos seus relevantes serviços, empreendedorismo e contribuição para o desenvolvimento social e econômico da cidade.
  • Publicado: Terça, 18 de Novembro de 2025, 13h21
Homenageadas

Proposto pela Vereadora Maquivalda Barros (PDT), o Projeto de Decreto Legislativo nº 33/2025 homenageou Sildinalva Alves Fontinele da Silva. Natural de Teresina (PI), Sildinalva reside em Parauapebas desde 1981, sendo considerada uma figura de profunda dedicação à comunidade.

Sua trajetória é marcada pelo serviço público, como auxiliar administrativa na Prefeitura, e por um empreendedorismo de sucesso: ela é a fundadora da agência Vips Garçons, premiada diversas vezes como a melhor do município, gerando empregos e fortalecendo a economia local. Além de sua atuação profissional, ela se destaca pelo engajamento em projetos sociais, como o grupo Doutores da Alegria, sendo reconhecida por seu espírito solidário e postura ética.
 
O Vereador Elias da Construforte propôs o Título de Cidadã Honorária (Projeto de Decreto Legislativo nº 39/2025) à Liliane Brito Almeida Carlot, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no setor produtivo.

Paraense, natural de Castanhal, Liliane consolidou sua carreira em Parauapebas. Formada em Direito e Matemática, ela se destacou ao assumir a gestão da Distribuidora Sarandi há mais de uma década. Sob sua liderança, a empresa se expandiu, atendendo municípios vizinhos e gerando mais de 120 empregos diretos. A distribuidora foi, inclusive, reconhecida por três anos consecutivos como a melhor autorizada da Coca-Cola na região Norte. A homenagem ressalta não apenas o êxito econômico, mas também o seu papel como exemplo de protagonismo feminino em um setor tradicionalmente masculino.

A Vereadora Maquivalda Barros (PDT) também foi a autora do Projeto de Decreto Legislativo nº 41/2025, que concedeu a honraria a Maria José Melo da Silva. Natural de Pombal (PB), Maria José chegou a Parauapebas em 1983, sendo parte de uma das famílias pioneiras que participaram da emancipação e consolidação da cidade.

Empresária respeitada, é proprietária da M.J.M. da Silva (Prisce Marie Boutique), estabelecida desde 1993, contribuindo significativamente para o comércio local. A homenagem destaca sua trajetória de pioneirismo, firmeza e ética profissional. Apesar de se manter discreta e longe dos holofotes, Maria José sempre esteve engajada em ações comunitárias no bairro Rio Verde e é vista como uma referência de liderança feminina e superação, inspirando outras mulheres da cidade.

Encaminhamento

As concessões das honrarias, aprovadas por unanimidade, a Sildinalva Alves Fontinele da Silva, Liliane Brito Almeida Carlot e Maria José Melo da Silva serão entregues em sessão solene em data a ser definida pela Mesa Diretora da Câmara de Parauapebas.

Texto: Josiane Quintino (AscomLeg 2025)

 

Fim do conteúdo da página