Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Michel Carteiro propõe CRAS Itinerante para comunidades rurais e reorganização do Complexo Turístico

Duas indicações do vereador Michel Carteiro (PV) foram aprovadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, com foco na organização de espaços públicos urbanos e na ampliação do acesso à assistência social em áreas rurais.

  • Publicado: Segunda, 24 de Novembro de 2025, 22h07

 

Michel Carteiro (PV)

Reorganização comercial no Complexo Turístico Bel Mesquita
Por meio da Indicação nº 776/2025, o vereador propôs a realização de um estudo de viabilidade para a construção ou ampliação de quiosques dentro do Complexo Turístico Bel Mesquita, com o objetivo de relocar os vendedores de lanches que atualmente trabalham de forma improvisada na entrada do espaço.

“A relocação desses trabalhadores para quiosques adequados dentro do Complexo proporcionará melhores condições estruturais, mais segurança e maior conforto tanto para os vendedores quanto para os visitantes”, argumentou.

O parlamentar acredita que “a construção ou ampliação de quiosques planejados contribuirá para a valorização do espaço turístico, fortalecendo a atividade comercial local de forma ordenada e garantindo aos permissionários um ambiente digno, estruturado e compatível com as normas de uso de áreas públicas.”

Além disso, Carteiro destacou que a a medida favorecerá a estética urbana, a organização do fluxo de visitantes e a melhoria da experiência turística, alinhando-se ao objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do Complexo Bel Mesquita.

Implantação de CRAS Itinerante
Já na Indicação nº 777/2025, Michel Carteiro sugeriu a implantação de um "CRAS Itinerante" (Centro de Referência de Assistência Social) para atender comunidades rurais, periurbanas e de agricultura familiar. A proposta busca organizar e ampliar a presença da rede de proteção social nas áreas que, por sua distância, acabam recebendo menos atendimento.

“Com essa iniciativa, o município conseguirá ampliar o alcance das ações da Assistência Social e fortalecer o vínculo entre o poder público e a população das comunidades rurais, assegurando atendimento humanizado, acessível e mais eficiente. Além disso, levar o serviço até os moradores contribui para reduzir barreiras geográficas e facilita o acesso aos benefícios e programas sociais já existentes”, argumentou.

Michel Carteiro enfatizou ainda que o CRAS Itinerante representa uma medida simples, prática e eficaz para garantir mais cidadania e inclusão às famílias do município.

As indicações foram aprovadas na sessão ordinária realizada na terça-feira (18) e, logo depois, encaminhadas para análise do Poder Executivo Municipal.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página