Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Tito do MST pede coleta de lixo em aldeias indígenas e reforma urgente em fossa séptica de UBS

O vereador Tito do MST (PT) apresentou duas indicações na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (25), ambas voltadas para a saúde pública e o saneamento básico, com foco em comunidades indígenas e áreas da zona rural.

  • Publicado: Quinta, 27 de Novembro de 2025, 11h58

Tito do MST (PT)

Coleta de resíduos nas aldeias Xikrin do Cateté
Na Indicação nº 791/2025, o parlamentar solicitou ao Executivo Municipal a elaboração de um cronograma de coleta de resíduos sólidos específico para as Aldeias Xikrin do Cateté. O objetivo é prevenir doenças e proteger o meio ambiente nas comunidades indígenas.

Tito destacou que a falta de gestão adequada de resíduos sólidos nas aldeias causa problemas graves, entre eles a poluição do meio ambiente e a propagação de doenças, portanto, a coleta correta é crucial.

“O lixo acumulado pode atrair vetores de doenças, como ratos, mosquitos e outros animais, que podem transmitir doenças graves para a comunidade. Para o meio ambiente a poluição do solo, do ar e da água, prejudicando a biodiversidade e a qualidade de vida. A coleta correta de lixo é fundamental para a saúde pública e o meio ambiente!”, enfatizou

Reforma de fossa da UBS Freitas
Já na Indicação nº 792/2025, Tito do MST pediu a reforma e o esvaziamento da fossa séptica localizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jerônimo de Freitas, na Palmares II.

De acordo com o vereador, a referida UBS “é uma unidade de saúde fundamental para a comunidade local, e a fossa séptica em questão encontra-se em estado precário, necessitando de reforma e esvaziamento para garantir a saúde e segurança dos pacientes e funcionários.”

Tito anexou fotos do local a indicação. Nas imagens é possível ver que parte da tampa da fossa desmoronou.

As duas indicações foram aprovadas em plenário e serão encaminhadas ao prefeito Aurélio Goianos, com cópias à Secretaria Municipal de Urbanismo e à Secretaria Municipal de Obras, para que sejam tomadas as providências solicitadas.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página