Sargento Nogueira sugere realização de plano preventivo contra alagamentos e solicita reforço na segurança de final de ano
Duas indicações do vereador Sargento Nogueira (Avante) foram aprovadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas. As propostas focam na proteção da vida e do patrimônio no contexto do período de fortes chuvas e das festividades de Natal e Ano Novo.

Sargento Nogueira (Avante)
Plano preventivo para o período chuvoso
Por meio da Indicação nº 856/2025, o parlamentar solicitou que a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), via Defesa Civil, realize análises técnicas preventivas de riscos decorrentes da intensificação das chuvas nas áreas vulneráveis da cidade, com foco em deslizamentos, alagamentos, enchentes e demais situações de emergência.
Sargento Nogueira destacou que as características geográficas e o crescimento acelerado de Parauapebas exigem uma postura antecipada do Poder Público.
"A atuação preventiva da SEMSI, por meio da Defesa Civil, é fundamental para antecipar situações de emergência, reduzir danos, preservar vidas e garantir respostas rápidas e eficazes em caso de ocorrência de desastres naturais", defendeu.
A indicação prevê ações como:
• Mapeamento e monitoramento: Identificação de áreas sujeitas a alagamentos e regiões com histórico de deslizamentos de encostas;
• Vistorias técnicas: Inspeção em áreas ribeirinhas e canais de drenagem;
• Contingência: Elaboração de planos de evacuação e ações de orientação comunitária.
O vereador reforçou que a intensificação das chuvas ameaça diretamente a integridade física da população, tornando o planejamento uma "medida essencial de proteção social".
Segurança integrada nas festas de final de ano
Já na Indicação nº 859/2025, Sargento Nogueira propôs um reforço das ações integradas de segurança pública, fiscalização, ordenamento do trânsito e proteção ao comércio durante o período de Natal e Ano Novo em áreas de grande circulação. O pedido é para que a Semsi atue de modo conjunto com a Polícia Militar, a Guarda Municipal, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e demais órgãos de segurança e fiscalização em Parauapebas.
O parlamentar enfatizou que o período de final de ano representa uma das épocas de maior circulação de pessoas, crescimento expressivo do comércio, aumento do fluxo de veículos e intensificação das atividades econômicas e festivas no município.
“Esse aumento na movimentação urbana, embora positivo do ponto de vista econômico e social, eleva consideravelmente os riscos de ocorrências policiais, furtos, roubos, acidentes de trânsito, perturbação da ordem pública e infrações administrativas, exigindo do Poder Público planejamento estratégico e atuação preventiva integrada”, argumentou.
Diante desta situação, na avaliação de Nogueira, torna-se essencial o reforço do efetivo, das rondas ostensivas, do monitoramento eletrônico, da fiscalização do trânsito e da atuação conjunta das forças de segurança, com foco no policiamento e na fiscalização em áreas comerciais e avenidas de grande fluxo; espaços públicos, como praças e centros de convivência e nos bairros com maior concentração de eventos festivos.
Para o vereador, a união das forças de segurança garantirá mais tranquilidade aos comerciantes, trabalhadores e consumidores, além de prevenir acidentes, organizar o trânsito e garantir a ordem urbana durante um dos períodos mais movimentados do ano em Parauapebas.
As indicações de Sargento Nogueira foram aprovadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na terça-feira (9) e, logo depois, enviadas para análise da Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).
Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025
Redes Sociais