Página inicial > Notícias > “Círio de Nazaré em Carajás” e “Dia de prevenção a lesão medular” serão inseridos no calendário de eventos de Parauapebas

Dois projetos de lei que criam e inserem datas no Calendário Oficial de Eventos de Parauapebas foram aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal realizada na última terça-feira (21). As proposições são de autoria de Anderson Moratorio (PDT) e Eliene Soares (MDB).

• Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2023, 10h27

Círio de Nazaré
O Projeto de Lei nº 228/2023, apresentado por Moratorio, institui no Calendário Oficial de Eventos do município o “Círio de Nazaré em Carajás”, que será realizado todo segundo final de semana do mês de setembro de cada ano.

O parlamentar informa na justificativa da proposição que a procissão do Círio em Carajás já acontece anualmente no mês de setembro, organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, localizada no Núcleo Urbano de Carajás. Moratorio lembra ainda que em Parauapebas a festividade também é tradicional e conta com programação especial durante o mês de outubro.

“Portanto tal medida se mostra relevante, pois a festa do Círio é um importante momento de evangelização, comunhão, valorização e participação da sociedade e, por isso, muito relevante que políticas públicas sejam para ele implementadas, contribuindo para a efetivação do direito ao desenvolvimento”, enfatizou.

Prevenção à lesão medular
Já o Projeto de Lei nº 237/2023, proposto por Eliene Soares, institui em Parauapebas o “Dia de Conscientização para Prevenção à Lesão Medular”, a ser realizado anualmente em 13 de setembro.

A referida data tem como objetivos divulgar ações voltadas à conscientização da população sobre doenças derivadas de lesões medulares e como preveni-las, bem como promover campanhas educativas, institucionais, palestras e cursos relacionados ao tema.

“Por ser questão relevante e que carece de ampliar o debate para fortalecer as políticas públicas voltadas à prevenção de doenças incapacitantes dessa natureza, este projeto de lei busca criar um momento no calendário oficial local para discutir a lesão medular e conscientizar a sociedade para as complicações que podem afetar qualquer pessoa, em qualquer idade, e levá-la a óbito”, justificou a vereadora.

Os dois projetos foram aprovados e enviados para sanção do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023