Página inicial > Notícias > Vereadores pedem ações para saneamento, recuperação de vias e limpeza

Vereadores pedem ações para saneamento, recuperação de vias e limpeza

Ações para o saneamento, melhoria da infraestrutura e limpeza foram solicitadas pelos vereadores de Parauapebas durante a sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (28). As indicações foram todas aprovadas e serão encaminhadas para as devidas providências do Poder Executivo.

• Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 11h10

Saneamento
Por meio da Indicação nº 512/2023, o vereador Josivaldo da Farmácia (PP) pediu a criação de um programa de ampliação da rede de saneamento básico dos bairros que limitam o município, em especial os bairros Tropical I e II.

O vereador argumentou que a ação vai ajudar a “prevenir doenças relacionadas ao despejo incorreto de esgoto, melhorando assim a qualidade de vida dos residentes e permitindo o crescimento e expansão sustentável”.

“Além de todos esses motivos citados, ainda promove a preservação de recursos hídricos, impedindo que estes sejam contaminados prejudicando toda a fauna e flora natural da região”.

Josivaldo da Farmácia (PP)

Poço e caixa d’água
Ainda na área de saneamento, a Indicação nº 520/2023, proposta por Elias da Construforte (PSB), pediu que a prefeitura perfure um poço profundo e construa caixas d’água na região do Polo Moveleiro.

O parlamentar defendeu a medida destacando que “garantir o acesso à água potável é fundamental para a saúde, higiene e segurança das comunidades”. “Deve o poder público, assim, ampliar a melhoria do sistema de abastecimento de água no Polo Moveleiro, proporcionando estabilidade hídrica o que refletirá na cadeia produtiva de móveis, fomentando a economia do município, potencializando a geração de empregos e renda”.

Elias da Construforte (PSB)

Recuperação de asfalto
Já a Indicação nº 519/2023, de autoria de Anderson Moratorio (PDT), pediu a recuperação asfáltica da via que interliga a estrada de acesso ao Projeto Salobo à Vila Sanção. O vereador destacou que a via é “o principal acesso” para quem reside na comunidade e deseja acessar a sede do município. A vicinal Paulo Fonteles é conhecida como Estrada do Salobo.

“Portanto, cabe aqui uma atenção especial do Executivo Municipal para que promova melhorias na referida comunidade, visando tão somente garantir mais dignidade, saúde e bem-estar aos moradores e transeuntes”.

Anderson Moratorio (PDT)

Limpeza de canal
Por fim, a Indicação nº 523/2023, proposta por Cássio da VS-10 (PSD), pediu a limpeza do canal entre os bairros Guanabara e Caetanópolis. De acordo com o parlamentar, o local “necessita de uma ação urgente de limpeza e manutenção”. “Nesse período chuvoso já apresenta problemas para a população, podendo agravar a situação logo que o período chuvoso se tornar mais intenso”, concluiu.

Cássio da VS-10 (PSD)

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023