Página inicial > Notícias > Zacarias propõe entrega da comenda Mérito Milton Martins a duas mulheres pioneiras

Na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (12), o vereador Zacarias Marques (PP) apresentou dois projetos de decreto legislativo que preveem a concessão da Comenda Municipal do Mérito Milton Martins às empreendedoras e empresárias Laura Miranda (fundadora do antigo restaurante Bebericar Comes & Bebes) e Aldina Chaves Sousa (atuante na área de cooperativismo).

• Publicado: Quinta, 14 de Mai de 2020, 17h34

Zacarias Marques - PP

O parlamentar ressaltou que, apesar do momento difícil enfrentado por todos, devido à pandemia do novo coronavírus, é importante valorizar a atuação de personalidades que prestaram relevantes serviços ao município.

“É justo e necessário que esta Casa continue reconhecendo os feitos de tantos pioneiros que contribuíram com o desenvolvimento de nossa cidade, gerando emprego e renda. No momento oportuno, vamos convidá-las para entregar os títulos e fazer uma grande festa para comemorar o valor da vida”, enfatizou.

Laura Miranda
Foi por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 2/2020 que Zacarias Marques indicou a entrega da comenda à senhora Laura Miranda, que é natural de Alenquer/PA, casada com Almir Lima Miranda e mãe de três filhos.

Laurinha, como é carinhosamente chamada, veio para Parauapebas quando o Projeto Carajás estava em fase de implantação. Aqui ela viu seu sonho de infância, de ser servidora pública, tornar-se realidade, ao ingressar na então Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), onde trabalhou por 12 anos, período de bastante aprendizagem, no qual chegou a ser premiada.

Quando a Vale foi privatizada, Laurinha optou pela demissão voluntária e decidiu arriscar e empreender, montando seu próprio negócio: um restaurante especializado no preparo de peixes.

Com o aprimoramento dos pratos, o empreendimento fez sucesso, ganhou fama nacional e trouxe reconhecimento para Laurinha, que chegou a participar do concurso nacional Mulher Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), ficando entre as três finalistas.

Atualmente, Laurinha tem viajado por outros países pesquisando hábitos alimentares, sabores e ingredientes de diferentes povos. Seu novo projeto é o atendimento personalizado em eventos e residências.

Aldina Chaves Sousa
Já no Projeto de Decreto Legislativo nº 3/2020, Zacarias Marques propôs a entrega da Comenda Milton Martins a Aldina Chaves Sousa, que é natural de Barra do Corda/MA e mora em Parauapebas desde 1990.

Aldina Chaves se formou em Pedagogia e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especializou-se em cooperativismo e atualmente faz mestrado nesta área.

Como contadora, está diretamente envolvida com o processo de formalização e legalização de sociedades, em especial às cooperativas de diferentes ramos de atuação.

Ela foi presidente da Associação de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável de Parauapebas (Adlisp) e trabalhou no Sebrae/PA como agente de desenvolvimento voluntário.

Desde 2018, Aldina é conselheira de administração (voluntária) da Organização das Cooperativas Brasileiras do Pará (OCB/PA) e delegada (voluntária) do Conselho Estadual de Contabilidade.

Entrega
Os dois projetos foram aprovados por unanimidade e serão encaminhados para promulgação pelo presidente da Câmara, Luiz Castilho. A entrega das honrarias será agendada posteriormente e deverá ocorrer em sessão solene.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Kleyber de Souza (AscomLeg)