Leandro do Chiquito sugere que freqüência escolar seja exigida para participação em projetos esportivos municipais
O vereador Leandro do Chiquito (SD) sugeriu ao Poder Executivo Municipal que inclua a frequência escolar como um critério para que crianças e adolescentes participem de projetos esportivos municipais, especialmente nas escolinhas de futebol.
Leandro do Chiquito (SD)
A proposta foi realizada por meio da Indicação nº 437/2025, que passou por votação na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (26)
Para o parlamentar, o esporte, em suas diversas modalidades, possui um papel fundamental no desenvolvimento físico, mental e social de crianças e adolescentes. No entanto, sua prática deve caminhar lado a lado com a educação formal.
Leandro do Chiquito explicou que a iniciativa busca fortalecer o compromisso das crianças e dos jovens com os estudos. "Ao condicionar a participação em projetos esportivos, como as escolinhas de futebol, a uma frequência escolar mínima, o Poder Executivo enviará uma mensagem clara sobre a importância do compromisso com os estudos", relatou.
“Essa medida não apenas incentivará o comparecimento regular às aulas, mas também funcionará como um instrumento de responsabilidade e disciplina, reforçando que o sucesso na vida, seja no esporte ou em qualquer outra área, depende de uma base sólida de conhecimento e dedicação”, argumentou o vereador.
Desta forma, Leandro do Chiquito recomendou que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, analise a viabilidade da proposta e estabeleça os critérios e mecanismos de comprovação da frequência escolar para os participantes dos programas e projetos esportivos municipais.
A Indicação nº 437/2025 foi aprovada por unanimidade e encaminhada para o Poder Executivo.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Dione Gastão / AscomLeg 2025
Redes Sociais