Página inicial > Notícias > Léo Márcio sugere concessão de bolsas de monitoria para estudantes da rede municipal

O vereador Léo Márcio (Pros) sugeriu na Indicação nº 199/2022 ao prefeito Darci Lermen e ao secretário municipal de Educação, José Leal, que criem no âmbito das escolas públicas de Parauapebas o programa “Aluno-Monitor”, com o objetivo de conceder bolsas de monitoria aos jovens da rede municipal de ensino.

• Publicado: Segunda, 23 de Mai de 2022, 17h09

O parlamentar explica na justificativa da proposição que a implantação do programa visa potencializar o conhecimento de inúmeros jovens e crianças, selecionando os alunos que mais se destacarem nas escolas para atuarem como monitores.

A monitoria se dará por meio de atividades de ensino, no qual o aluno auxiliará no aprendizado dos próprios colegas, ajudando os outros amigos a compreender conceitos básicos das matérias passadas pelos professores.

Além disso, o programa visa selecionar os alunos destaques para atuar como monitores no período de uma hora a uma hora e meia por dia, no turno ou contraturno, sem prejuízo do ensino regular, garantindo uma bolsa de monitoria a esses jovens, que pode chegar a até 300 reais.

“Esse valor, além de incentivar os alunos, ainda pode ser uma fonte de ajuda para alguns adolescentes que vivem em vulnerabilidade social e que encontrarão no programa estímulo para se dedicar à formação integral nos estudos. Assim, o ato de estimular a monitoria nas escolas da rede pública eleva a valorização do aluno como indivíduo pensante”, enfatizou Léo Márcio.

A Indicação nº 199/2022 foi aprovada e enviada junto com anteprojeto de lei dispondo sobre o programa para análise do prefeito e do secretário municipal de Educação.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Pedro Almeida (AscomLeg 2022)