Página inicial > Notícias > Câmara aprova novos pedidos de melhorias na educação municipal

Câmara aprova novos pedidos de melhorias na educação municipal

Melhorar a qualidade da educação municipal tem sido uma preocupação frequente dos vereadores do município. Na sessão ordinária desta terça-feira (09), os parlamentares debateram e aprovaram três indicações e um requerimento que requisitavam atuação do poder público no ensino municipal.

• Publicado: Quinta, 11 de Mai de 2023, 11h29

Escola em tempo integral
Na Indicação nº 178/2023, o vereador Léo Márcio (Pros) pediu ao Poder Executivo a implantação de uma escola de tempo integral no prédio que funcionava a Escola Municipal do Bairro Primavera.

Conforme contou o vereador Léo Márcio, a implantação de uma escola de tempo integral onde funcionava a escola do Bairro Primavera vai melhorar a educação da população ao derredor, garantindo mais qualidade para os alunos e para os pais. O vereador ressaltou ainda que o espaço é bem localizado e há possibilidade de ofertar uma estrutura digna e pomposa para a sociedade.

Vereador Léo Márcio

Cursos profissionalizantes
A criação de uma plataforma de cursos profissionalizantes online para jovens e adultos do município foi sugerida pelo vereador Israel Miquinha (PT) na Indicação nº 182/2023.

De acordo com o vereador, os cursos profissionalizantes têm grande importância na preparação para o mercado de trabalho, uma vez que capacitam, com eficiência, profissionais para atuarem em áreas específicas. “Os cursos profissionalizantes são uma excelente opção para jovens e adultos em busca de qualificação, primeiro trabalho ou novas oportunidades, já que proporcionam novas habilidades ao cidadão”, relatou o vereador Miquinha.

Vereador Israel Miquinha

O parlamentar ainda ressaltou que os cursos online são uma modalidade de ensino mais flexível e podem ser acessados, na maioria das vezes, com apenas um computador ou celular com internet. Os cursos profissionalizantes online são uma alternativa para a capacitação de quem procura colocação no mercado de trabalho, além de aperfeiçoamento e atualização do currículo. “Oportunizar aos nossos jovens e adultos uma plataforma gratuita de aprendizado não é apenas sinônimo de boa gestão e compromisso com o desenvolvimento do cidadão, é também sinônimo de gestão competente e com visão de futuro. Profissionais bem capacitados impulsionam a economia com novas visões de trabalho e negócios”, alegou o vereador Israel Miquinha.

Construção de escola
Na Indicação n° 186/2023, o vereador Leandro do Chiquito (Pros) requereu a construção de uma escola de ensino fundamental para substituir o anexo da Escola Olga da Silva Sousa, situado no Bairro Betânia e, em caráter de urgência, a locação de prédio adequado para receber os alunos.

Leandro do Chiquito revelou que a situação que estão enfrentando os alunos do anexo da escola é precária. No local estudam mais de setecentos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, porém o prédio locado pela prefeitura não dispõe de estrutura apropriada para atendê-los, já que foi construído para ser um condomínio.

Vereador Leandro do Chiquito

“As precariedades são notórias, pois não há acessibilidade, as escadas estão fora do padrão recomendado, não existe saída de emergência, a fiação de energia elétrica está exposta, além de outros problemas graves de estrutura que trazem riscos às crianças de 6 a 14 anos que lá estudam”, revelou o vereador Leandro do Chiquito.

O parlamentar ainda destacou que ter uma escola com infraestrutura adequada e que atenda às normas de acessibilidade é contribuir para que todas as pessoas tenham direito às mesmas oportunidades de educação e conhecimento.

“O espaço físico escolar é onde o aprendizado acontece e deve estar em boas condições, tendo em vista que influenciará no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Nesse sentido, faz-se necessária a construção de uma escola de ensino fundamental para atender aos alunos do referido anexo, sem excluir a possibilidade da locação de outro prédio que atenda aos requisitos mínimos de estrutura, enquanto a nova escola é construída”, ressaltou Leandro do Chiquito.

Informações sobre a educação municipal
Já o vereador Anderson Moratório (PDT) pediu a Mesa Diretora da Câmara, por meio do Requerimento nº 22/2023, que oficie a Secretaria Municipal de Educação (Semed) o pedido de informações quanto a situação da merenda e transporte escolar no município.

Vereador Anderson Moratório

O vereador Anderson contou que recebeu diversas cobranças de pais de alunos questionando a atual situação da alimentação e do transporte escolar municipal. “Nos últimos dias vem circulando nos meios de comunicação social notícias de alunos sendo dispensados das aulas por conta de falta da merenda escolar. Noticiou-se ainda, ônibus escolares com problemas, bem como alunos que perderam aulas por falta de condução escolar adequada”, revelou o parlamentar.

Na intenção de sanar a problemática, o vereador propôs o requerimento solicitando a Semed, através do Secretário Municipal José Leal, que apresente esclarecimentos quanto aos diversos embaraços apontados nos noticiários e pela comunidade escolar.

Texto: Josiane Quintino / Fotos: Elienai Araújo (AscomLeg 2023)