Página inicial > Notícias > Saúde mental de mães e TFD são temas de proposições de vereadores em sessão ordinária

Os vereadores Anderson Moratorio (PDT) e Israel Miquinha (PT) apresentaram proposições na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) de terça-feira (16) que demonstram preocupação com a saúde mental de mães de crianças dentro do espectro autista e com o Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

• Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2023, 12h15

Saúde mental
Anderson Moratório apresentou a Indicação nº 162/2023, para que o Executivo inclua no calendário oficial de eventos a campanha de sensibilização sobre a importância da saúde mental das mães de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O parlamentar citou que o transtorno ainda é tratado na sociedade “com preconceito, discriminação e negacionismo, afetando não apenas o indivíduo, mas todo o núcleo familiar”. Isso é um desafio gigantesco para mães de autistas, que precisam lidar com comportamentos difíceis, como colapsos, crises sensoriais, investimento em terapias, intervenção medicamentosa e falta de sono, além da pressão social que rodeia a desinformação”, destacou.

“Muitas mães de autistas experimentam ansiedade, depressão e sintomas de estresse devido ao cuidado constante e atenção necessária para seus filhos”, completou.

Anderson Moratorio - PDT

TFD
Já o vereador Israel Miquinha (PT) apresentou o Requerimento nº 27/2023 pedindo a presidência da CMP que oficialize o Poder Executivo e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) requisitando informações sobre a situação atual do reajuste das diárias dos pacientes que precisam realizar Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

O vereador destacou que já solicitou, por meio de indicação, o reajuste, mas ainda não recebeu informações concretas. “O valor oferecido hoje é insuficiente para custear as despesas com hotel e alimentação do paciente que precisa se direcionar a outro município para fazer um tratamento de saúde”, destacou.

Miquinha - PT

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023