Página inicial > Notícias > Moratorio propõe reativação de gabinete de gestão e pede aumento do número de voos em Parauapebas

Anderson Moratorio (PDT) apresentou duas proposições na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (5).

• Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 18h10

Anderson Moratorio (PDT)

Gabinete de Gestão Integrada
A primeira matéria apresentada pelo vereador foi a Indicação nº 368/2023, na qual propõe ao governo municipal a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de Parauapebas.

Na proposição, Moratorio informa que o GGIM é formado por representantes de vários órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, e prioriza o planejamento e execução de ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência e criminalidade na cidade.

A criação do referido órgão é uma diretriz estratégica do Ministério da Justiça, com ações apoiadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), voltadas para construção de uma cultura de paz, através de trabalhos focados na segurança cidadã, com a participação efetiva dos agentes de segurança e da sociedade civil organizada.

“Com o trabalho do GGIM é possível identificar as principais causas que influenciam na criminalidade e violência, a fim de propor conjuntamente soluções, objetivando a implementação de ações preventivas, bem como a modernização e qualificação do serviço prestado à comunidade”, relatou.

Quantitativo de voos
Em seguida, Moratorio apresentou o Requerimento nº 37/2023 solicitando ao presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, vereador Rafael Ribeiro (MDB), que promova uma articulação em conjunto com o Poder Executivo Municipal, o deputado estadual Ivanaldo Braz e deputado federal Keniston Braga, para pleitear junto às companhias aéreas o aumento no número de voos de Parauapebas.

“Ressalto que o objetivo principal é garantir a competitividade dos preços praticados e a diversificação de opções de voos, a fim de beneficiar não apenas os moradores de Parauapebas, mas também os demais municípios das regiões do Araguaia e de Carajás. Isso certamente contribuirá para fortalecer ainda mais o papel dessas regiões no contexto nacional”, enfatizou.

O vereador acredita que a medida proporcionará maior comodidade aos passageiros, reduzindo os custos de deslocamento e viabilizando o crescimento do turismo e de outros setores da economia local.

Ambas as proposições foram aprovadas. A Indicação nº 368/2023 foi enviada para análise do prefeito Darci Lermen. O Requerimento nº 37/2023 foi encaminhado para o presidente Rafael Ribeiro.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023