Página inicial > Notícias > Indicações de Eliene Soares propõem ações voltadas para servidores públicos

Indicações de Eliene Soares propõem ações voltadas para servidores públicos

Medidas voltadas para o serviço público em Parauapebas foram propostas pela vereadora Eliene Soares (MDB), por meio de duas indicações apresentadas nesta terça-feira (7), durante sessão ordinária da Câmara Municipal.

• Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 10h52

Eliene Soares (MDB)

Por meio da Indicação nº 482/2023, a parlamentar pediu ao Poder Executivo que defina a análise curricular como critério único de seleção para preenchimento de cargos novos e dos que estão sendo recriados no município. Serão criados ou recriados cargos como motorista de ambulância, maqueiro, motorista de transporte escolar, monitor de transporte escolar, cozinheiro, auxiliar de cozinha, merendeira, auxiliar de serviços gerais, vigia e motorista de transporte leve.

Segundo a Eliene, o Processo Seletivo Simplificado (PSS) “pode, sim, sem qualquer afronta aos critérios consagrados de seleção pública, ser realizado apenas por análise curricular, tal como fez de forma brilhante o Saaep em seu PSS recente”. “Além disso, municípios da região, como Marabá e Xinguara, só fazem seletivo de análise documental para contratação de seu pessoal temporário, dispensando até mesmo a contratação de bancas, que é um processo moroso e caro para a Administração”.

Data única para pagamento de pessoal
Já na Indicação nº 483/2023, Eliene Soares solicitou ao prefeito que estude definir data única para o pagamento dos servidores públicos vinculados ao Poder Executivo, das administrações direta e indireta. Segundo a vereadora, “a medida é fruto de reivindicação de vários servidores da Saúde e da Educação, alegando que o salário de outubro foi pago com até três dias de diferença entre uma secretaria e outra, sob as mais diversas justificativas”.

“Não há sentido em fazer pagamento escalonado, adiantando o pagamento de uma parte do funcionalismo público e deixando a outra parte para depois”, defendeu.

As duas indicações foram aprovadas em plenário e enviadas para apreciação do prefeito Darci Lermen.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / AscomLeg 2023