Página inicial > Notícias > Zé do Bode cobra informações sobre atuação da Defesa Civil de Parauapebas

Zé do Bode cobra informações sobre atuação da Defesa Civil de Parauapebas

Por meio do Requerimento nº 14/2024, o vereador Zé do Bode cobrou da Defesa Civil de Parauapebas informações atualizadas acerca das ações e atendimentos realizados durante o período de chuvas intensas na cidade.

• Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 17h38

Zé do Bode

Na proposição, o parlamentar relatou que tem recebido em seu gabinete chamados de moradores relatando a difícil situação, por terem as casas invadidas pela água da chuva. Considerando a importância da prevenção e do pronto atendimento às demandas da população em situações de risco, Zé do Bode solicitou as seguintes informações:

- Como estão sendo atendidas as famílias que residem em regiões consideradas de risco durante o período de chuvas intensas? Há um plano de contingência específico para essas áreas?

- Existe um mapeamento atualizado dos pontos críticos de alagamento em Parauapebas?

- Quais medidas estão sendo adotadas para lidar com os pontos de alagamento que afetam diretamente as residências dos munícipes durante as chuvas intensas?

“Solicitamos um relatório detalhado das ações realizadas pela Defesa Civil para garantir a segurança e o bem-estar das famílias afetadas por esse problema. É fundamental que tenhamos acesso a essas informações para que possamos acompanhar e fiscalizar as medidas adotadas pelo Poder Executivo Municipal”, ressaltou o vereador.

Poço artesiano
Outra proposição apresentada por Zé do Bode na mesma sessão foi a Indicação nº 77/2024, na qual solicitou ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapepas (Saaep) a instalação de mais um poço artesiano no Bairro Vale do Sol.

“Os moradores da localidade têm enfrentado recorrentes períodos de falta de abastecimento de água, o que vem impactando negativamente em suas atividades diárias e qualidade de vida. Com isso, há uma necessidade urgente de instalação de mais um poço artesiano no bairro’, enfatizou o vereador.

Segundo Zé do Bode, já existe um poço artesiano no Bairro Vale do Sol, perfurado a cerca de três anos, atendendo um pedido do parlamentar, entretanto, “um único poço não é mais suficiente para suprir as necessidades hídricas da comunidade”.

Transporte gratuito para gestantes
Por fim, Zé do Pode apresentou a Indicação nº 78/2024, por meio da qual requisitou a regulamentação do projeto de lei que dispõe sobre a isenção no transporte público para gestantes de baixa renda.

“A presente lei busca em sua essência facilitar, bem como desonerar as mães domiciliadas no município de Parauapebas de qualquer custo adicional que possam ter em virtude da gravidez, por serem de baixa renda, muitas vezes deixam de realizar exames devido à falta de verba para o deslocamento, sendo assim a presente lei mostra-se de suma importância, tanto para o presente como para o futuro”, argumentou o vereador.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024