Página inicial > Notícias > Zacarias Marques propõe reajuste do auxílio alimentação dos profissionais do programa “Mais Médicos”

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (19), o vereador Zacarias Marques apresentou a Indicação nº 74/2024, na qual propõe ao Poder Executivo que analise a viabilidade de equiparar o auxílio alimentação dos médicos que participam do programa “Mais Médicos” ao valor pago aos servidores públicos municipais.

• Publicado: Sexta, 22 de Março de 2024, 18h04

Zacarias Marques apresentou duas indicações na sessão desta semana.

Segundo o parlamentar, os profissionais que trabalham no programa em Parauapebas recebem R$ 700 como ajuda de custo para prover despesas com alimentação. O benefício foi concedido por meio de um decreto municipal de 2014. Além da equiparação, Zacarias pede ainda que estes trabalhadores sejam abrangidos automaticamente quando ocorrerem reajustes futuros.

“Não há razoabilidade no fato destes profissionais não terem reconhecido o direito ao recebimento deste auxílio na mesma proporção, que recebem os servidores públicos municipais”, argumentou o vereador na justificativa da proposição.

O “Mais Médicos” é um programa do Governo Federal, que visa diminuir a carência de médicos em regiões mais vulneráveis e carentes, com escassez ou ausência destes profissionais, além de fortalecer os serviços da atenção básica.

Pavimentação asfáltica
Na mesma sessão, Zacarias Marques apresentou ainda a Indicação nº 73/2024 , por meio da qual pediu a revitalização e a pavimentação asfáltica das vias públicas de acesso à Escola Municipal de Ensino Fundamental Mário Lago.

“A via onde os ônibus deveriam parar para apanhar os alunos que estão saindo da escola está comprometida pelo mato, além de ter vários desníveis e buracos, e ainda, com as recentes chuvas, devido ao tipo de solo, a lama toma toda a sua extensão, isso faz com que os veículos tenham que se posicionar distante do portão”, relatou o parlamentar.

De acordo com Zacarias, nas outras ruas laterais da escola também se observa um mato muito alto, “o que além de ser um transtorno para quem precisa passar por lá, apresenta riscos para as crianças que ficam expostas a animais peçonhentos e de sofrer qualquer violência causada por aliciadores ou outros criminosos”.

Aprovação
As duas indicações de Zacarias Marques foram aprovadas e enviadas para apreciação do prefeito Darci Lermen.

Texto – Nayara Cristina / Foto: Elienai Araújo / Ascomleg 2024