Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Eliene Soares propõe projeto de lei para regionalização da saúde
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Eliene Soares propõe projeto de lei para regionalização da saúde

Na sessão ordinária de terça-feira (5), a vereadora Eliene Soares (MDB) sugeriu na Indicação nº 201/2018 que o gestor municipal encaminhe à Câmara Municipal projeto de lei versando sobre a regionalização da saúde, através da criação dos distritos sanitários.

  • Publicado: Quinta, 07 de Junho de 2018, 10h01



Em sua justificativa, a parlamentar enfatiza que a Lei Federal nº 8.080/90, de 19 de setembro de 1990, conhecida por “Lei orgânica da saúde”, dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde; a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.

A vereadora acrescenta que o parágrafo segundo do Artigo 10 da referida lei prevê que, em nível municipal, o Sistema Único de Saúde (SUS) poderá se organizar em distritos, de forma a integrar e articular recursos, técnicas e práticas voltados para a cobertura total das ações de saúde.

Ainda de acordo com Eliene Soares, o SUS precisa ser estruturado em Parauapebas no incremento e expansão de sua rede básica de atendimento, com implantação de um novo modelo assistencial de saúde que proponha a discussão de suas diretrizes e das formas pelas quais estas se tornarão realidade no cotidiano dos serviços de saúde.

“O distrito sanitário tem a missão de melhorar a qualidade de saúde e a vida da população de sua área descrita, eliminando o risco de adoecimento e de morte, através de ações de promoção, proteção e recuperação, com a participação da população, trabalhadores e de outras instituições governamentais e não governamentais”, aponta a vereadora.

Depois de ser apresentada em plenário, a Indicação nº 201/2018 foi aprovada pelos demais vereadores e agora será encaminhada ao Poder Executivo para estudo de sua viabilidade.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Foto: Orion Lima / Ascomleg


Fim do conteúdo da página