Página inicial > Notícias > Vereadora Francisca Ciza solicita criação do cargo de pedagogo social

Vereadora Francisca Ciza solicita criação do cargo de pedagogo social

Na sessão ordinária desta terça-feira (19), a vereadora Francisca Ciza (DEM) solicitou ao Poder Executivo municipal a criação do cargo de pedagogo social para atuar junto às secretarias municipais de Assistência Social (Semas) e de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

• Publicado: Quarta, 20 de Junho de 2018, 12h48

Vereadora Francisca Ciza realizando a leitura da proposição.

O pedido foi apresentado ao plenário por meio da Indicação nº 208/2018. A vereadora justificou o seu pedido explicando que o pedagogo social é o profissional que visa inserir a prática da educação em espaço não escolares, como em projetos de responsabilidade social em instituições privadas, igrejas, mediante atividades de alfabetização de adultos e centros comunitários.

A parlamentar, que é professora e sempre atuou na área da educação, ressaltou que ainda é necessária a presença desses profissionais em presídio, por meio de oficinas pedagógicas, bem como em hospitais, asilos e na assistência social.

“A presença do pedagogo em contextos comunitários emerge no intento de propor diálogos e análises voltadas para questões sociais enfrentadas pelas mais vastas camadas populares, como, por exemplo, no auxílio a crianças em situação de vulnerabilidade e em casos de adolescentes submetidos a medidas socioeducativas”, destacou a vereadora Francisca Ciza.

Assim, o profissional de pedagogia buscaria elaborar propostas e estratégias de intervenção para tentar amenizar os conflitos vivenciados pela comunidade. Portanto, no contexto socioeducativo haveria participação ativa em projetos de transformação social, de modo a desenvolver nos indivíduos um pensamento mais crítico acerca de sua atuação e de seu papel, enquanto agente de mudança, propondo condições e ambientes de aprimoramento e formação educativa na sociedade.

Diante da relevância da atuação deste profissional no contexto assistencial, os vereadores aprovaram a proposição que será enviada à Semas e à Semsi, para análise de viabilidade orçamentária para a implantação.

Texto: Josiane Quintino | Revisão: Waldyr Silva | Foto: Lucas Dias (AscomLeg)