Página inicial > Notícias > Vereadora Francisca Ciza sugere criação de museu municipal

Vereadora Francisca Ciza sugere criação de museu municipal

Para preservar a história do município de Parauapebas, a vereadora Francisca Ciza Pinheiro Martins (DEM) sugeriu ao Poder Executivo a criação de um museu. O pedido foi apresentado ao plenário na sessão ordinária desta quinta-feira (28) e direcionado à Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

• Publicado: Sexta, 29 de Junho de 2018, 12h46

Na Indicação nº 217/2018, a vereadora destacou que o município tem uma bela história de pessoas batalhadoras, que ao migrarem para a cidade constituíram aqui suas famílias, seus negócios e fizeram Parauapebas chegar ao patamar nacional.

Vereadora Francisca Ciza durante a sessão ordinária.

“A criação do museu é importante para que as gerações futuras tenham acesso à trajetória edificada em torno do extrativismo mineral. Como educadora, considero todo e qualquer investimento em educação, conhecimento e manutenção da história, de extrema importância. Como moradora desta cidade, sinto falta de mais espaços culturais e de conhecimento à disposição de nossa gente. Com a implantação do Museu Histórico do Município de Parauapebas, além de mais um ponto turístico visando à preservação da história do município, teremos também a oportunidade de nossos discentes terem contato em forma mais real e evidenciada da cidade onde residem”, destacou a vereadora.

Acompanhando o entendimento da vereadora, o parlamento aprovou a indicação, que será enviada ao Poder Executivo para análise orçamentária e possível criação do museu.

Texto: Josiane Quintino | Revisão: Waldyr Silva | Foto: Anderson Souza (AscomLeg)