Página inicial > Notícias > Mutirão oftalmológico nas escolas e contratação de professor de Libras são indicados por Kelen Adriana

Com o intuito de proporcionar ações preventivas e também a recuperação da saúde ocular dos alunos de creches e do Ensino Fundamental de Parauapebas, a vereadora Kelen Adriana (PTB) propôs, por meio da Indicação nº 233/2018, que a prefeitura institua o mutirão de atendimento oftalmológico "De olho na educação" em todas as escolas públicas do município.

• Publicado: Sexta, 17 de Agosto de 2018, 10h16

A ideia é oferecer consultas, exames e até mesmo óculos para crianças e adolescentes que precisarem corrigir problemas de visão. Os atendimentos iniciariam nas escolas e, caso fosse necessário, os estudantes seriam encaminhados para clínicas oftalmológicas parceiras.

“O mutirão ‘De olho na educação’ seria um trabalho de prevenção. Os alunos examinados passariam por uma triagem de acuidade visual nas escolas, feita pelas equipes da diretoria e coordenação. Para isso, essas equipes receberão capacitação para identificar possíveis problemas de visão que possam comprometer a aprendizagem. Os casos que apresentarem quadro mais grave serão encaminhados para acompanhamento em unidade de referência do Sistema Único de Saúde”, relatou Kelen Adriana.

A vereadora ressaltou ainda na proposição o quanto os problemas oftalmológicos podem prejudicar o desempenho dos estudantes. Kelen informou que, de acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 20% das crianças precisam usar óculos. Além disso, problemas de vista como miopia e hipermetropia podem afastar os alunos da escola. Estima-se que 23% da evasão escolar estejam relacionados à dificuldade de enxergar.

Professor de Libras
Em seguida, Kelen Adriana apresentou também a Indicação nº 234/2018, na qual sugeriu ao gestor municipal que celebre parceria com o governo estadual para a contratação de professores habilitados em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ensinar alunos com perda auditiva na rede municipal de ensino e universitária.

“Muitas escolas e universidades onde existe a presença de alunos surdos ainda carecem da presença de intérpretes de Libras, e esses educandos estão tendo seus direitos negados. Se não mudarmos esta realidade, os alunos não estudarão o ensino fundamental e médio. Desta forma, não ingressarão em uma universidade, reduzindo drasticamente as suas oportunidades de inclusão no mercado de trabalho”, argumentou a vereadora.

Aprovação
As indicações números 233/2018 e 234/2018 foram aprovadas por todos os parlamentares e serão enviadas para análise do prefeito Darci Lermen. A primeira também será encaminhada para os secretários municipais de Saúde, José Coutinho, e de Educação, Raimundo Neto.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Foto: Anderson Souza / Ascomleg