Página inicial > Notícias > Vereadora propõe adicional por risco de morte para agentes municipais e construção de unidade básica de saúde

A vereadora Joelma Leite (PSD) propôs na sessão ordinária desta terça-feira (18) que o gestor municipal conceda aos agentes da Guarda Municipal o direito de percepção do adicional por risco de morte, no valor de 80% do vencimento base; e a construção de uma unidade básica de saúde no Bairro Vila Rica.

• Publicado: Quarta, 19 de Setembro de 2018, 10h37

O adicional por risco de morte foi proposto por meio da Indicação nº 286/2018, na qual a vereadora destaca que os agentes da Guarda Municipal exercem atribuições expostas a riscos de morte como rondas ostensivas, colaboração com a segurança pública, proteção dos bens e instalações públicas, preservação de locais de crimes, condução de infratores, realização de operações de prevenção aos crimes em geral, escoltas de autoridades e realização de prisão em flagrante.

Joelma Leite põe na proposição um quadro mostrando que a Guarda Municipal das cidades de Pelotas (RS), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ) conferem adicional por risco de morte a seus agentes na ordem de 125%, 100% e 100%, respectivamente.

Posto de saúde
No pedido para construção de uma unidade básica de saúde no Bairro Vila Rica, feito na Indicação nº 287/2018, a vereadora defende ser de fundamental importância a instalação do serviço público de saúde naquele bairro, para ofertas de serviços como consultas médicas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

“A proposição em questão tem por escopo oportunizar aos munícipes daquela localidade maior acesso às políticas públicas de saúde, garantindo mais celeridade, prevenção e conforto àqueles que necessitam de tratamento médico”, justifica Joelma Leite.

Depois de apresentadas em plenário, as duas indicações foram aprovadas pelos demais vereadores e agora serão encaminhadas para avaliação junto ao Poder Executivo.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Josiane Quintino / Foto: Orion Lima