Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Câmara Municipal de Parauapebas promove palestra sobre regularização fundiária urbana com foco em financiamento internacional
Início do conteúdo da página

Câmara Municipal de Parauapebas promove palestra sobre regularização fundiária urbana com foco em financiamento internacional

Na tarde desta segunda-feira (19), a Câmara Municipal de Parauapebas, por meio do Instituto Legislativo, realizou a palestra “Regularização Fundiária Urbana em Áreas de Financiamento Internacional: Estudo de caso do município de Parauapebas”. O evento, que ocorreu no plenário da Câmara, reuniu autoridades municipais, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e profissionais da área jurídica e habitacional.

  • Publicado: Segunda, 19 de Mai de 2025, 16h51
  • Última atualização em Segunda, 19 de Mai de 2025, 17h26

O presidente da Câmara, Anderson Moratorio, ressaltou a importância da iniciativa, destacando que o Legislativo tem como objetivo disseminar conhecimento e proporcionar à população o acesso aos seus direitos já adquiridos. “É fundamental que os cidadãos compreendam os processos legais que envolvem a regularização fundiária, pois tratam acerca de garantia de direitos e proporcionam o acesso a segurança jurídica imobiliária”, afirmou Moratorio. Na ocasião, o presidente reforçou a importância de ações integradas para promover a regularização fundiária e assegurar que mais cidadãos tenham acesso à titularidade de suas propriedades.

Presidente da CMP, Anderson Moratorio

A palestra foi ministrada por Thúlio Bessa, oficial substituto do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Parauapebas e discente do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvomento da Amazônia, e abordou aspectos essenciais da Lei nº 13.465/17, que estabelece normas para a regularização fundiária urbana e rural no Brasil. Entre os temas discutidos, destacaram-se os objetivos da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) e o processo de reassentamento involuntário, que envolve a realocação de famílias em situações de risco ou em áreas de preservação ambiental.

Palestrante Thúlio Bessa

A Secretária Adjunta de Habitação, Imara Cravo, enfatizou a relevância da parceria entre o município e os financiadores internacionais para viabilizar projetos de regularização fundiária que atendam às necessidades da população. “A colaboração entre diferentes esferas de governo e instituições é essencial para garantir o direito à moradia digna”, destacou Cravo.

Secretária adjunta da Sehab, Imara Cravo

O evento também contou com a presença de Anderson Silva, responsável pelo Departamento Municipal de Arrecadação; Guilherme Melo, presidente da OAB Subseção Parauapebas; e Júlio César, procurador-geral da Câmara de Parauapebas.

A realização de eventos como este demonstra o compromisso da Câmara Municipal de Parauapebas em promover a educação e a conscientização sobre temas relevantes para o desenvolvimento urbano sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.

AscomLeg 2025

Fim do conteúdo da página