Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Vereador Zé do Bode cobra melhorias e transparência em serviços públicos de Parauapebas
Início do conteúdo da página

Vereador Zé do Bode cobra melhorias e transparência em serviços públicos de Parauapebas

Três requerimentos do vereador Zé do Bode (União) foram aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas, realizada na última terça-feira (19). 

  • Publicado: Segunda, 25 de Agosto de 2025, 09h04
  • Última atualização em Segunda, 25 de Agosto de 2025, 11h10

Zé do Bode (União)

As propostas cobram informações do Poder Executivo sobre a manutenção da iluminação pública, a manutenção da estrutura do Residencial Alto Bonito e o planejamento de políticas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Iluminação pública
No Requerimento nº 156/2025, Zé do Bode solicitou à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) um cronograma de manutenção da iluminação pública. O vereador apontou que a falta de luz tem gerado problemas sérios para a população.

"Nos últimos meses, nosso gabinete tem recebido diversas manifestações da população quanto à precariedade da iluminação pública em vários pontos da cidade", relatou. Ele ressaltou ainda que ruas, avenidas e trechos de rodovias importantes estão às escuras, o que "compromete a visibilidade do trânsito e a segurança dos moradores, que ficam mais expostos a assaltos e acidentes".

O requerimento também questiona a aplicação da Contribuição para Custeio da Iluminação Pública (CIP/COSIP), paga regularmente pelos cidadãos. "É dever deste parlamento fiscalizar a aplicação dos recursos arrecadados e assegurar que a população tenha retorno efetivo em serviços públicos de qualidade", completou.

Estrutura do Residencial Alto Bonito
Já no Requerimento nº 157/2025, Zé do Bode pediu à Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) informações sobre a manutenção estrutural do Residencial Alto Bonito. O parlamentar destacou que, desde a sua entrega, em junho de 2017, o residencial tem apresentado diversos problemas.

"Diversos blocos encontram-se atualmente interditados por risco, sem moradores, enquanto os que ainda estão ocupados apresentam uma série de problemas crônicos, como: rachaduras, infiltrações, falhas na tubulação, alagamentos, sujeira acumulada, estruturas danificadas e condições precárias de salubridade e segurança", detalhou.

O vereador lembrou que o atual prefeito, Aurélio Goiano (Avante), quando era parlamentar, também cobrou melhorias na infraestrutura do Residencial Alto Bonito, entretanto, está no oitavo mês de governo e apesar de possuir “total autonomia para executar aquilo que já defendia”, até o momento, “não há indícios de medidas concretas de revitalização ou recuperação” efetiva do local, enfatizou Zé do Bode, reforçando a urgência da prestação de informações oficiais para garantir moradia digna aos moradores.

Políticas públicas para autistas
Por fim, Zé do Bode apresentou o Requerimento nº 158/2025, no qual cobrou informações do prefeito sobre a existência de projetos e estudos para a criação de políticas públicas para pessoas com TEA, em especial a implantação de uma "Casa do Autista".

"Diante da realidade do nosso município, que é marcada por uma grande demanda reprimida por terapias, insuficiência de oferta especializada, dificuldades de acesso a diagnóstico e tratamento, além de ineficiências no apoio escolar, se faz necessário conhecer, com precisão, o planejamento do Executivo para a área do TEA", enfatizou.

O vereador citou o exemplo de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, que possui um centro especializado para diagnóstico e tratamento.

A proposta reforça a necessidade de um centro especializado em Parauapebas, que traria benefícios como diagnóstico precoce, tratamento multiprofissional e redução de filas de espera. "Este requerimento cumpre a missão fiscalizatória do parlamento, buscando transparência, planejamento e efetividade nas políticas públicas para o TEA", finalizou.

Os três requerimentos foram aprovados e enviados para o Poder Executivo Municipal.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página