Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Vereador Léo Márcio propõe ampliação dos serviços de psicopedagogia na Educação Infantil de Parauapebas
Início do conteúdo da página

Vereador Léo Márcio propõe ampliação dos serviços de psicopedagogia na Educação Infantil de Parauapebas

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (26), a Indicação nº 436/2025, de autoria do vereador Léo Márcio (SD), que propõe a ampliação dos serviços de psicopedagogia para a Educação Infantil, visando a detecção e intervenção precoce em dificuldades de aprendizagem e desenvolvimento.

  • Publicado: Quarta, 27 de Agosto de 2025, 11h00
  • Última atualização em Quarta, 27 de Agosto de 2025, 11h28

Léo Márcio (SD)

O vereador destacou a importância da educação infantil como um período crucial para a formação integral das crianças. No entanto, ele ressaltou que é nessa fase que surgem os primeiros sinais de dificuldades de aprendizagem.

"Atualmente, os serviços de psicopedagogia nas escolas municipais são voltados para o ensino fundamental, o que limita a atuação dos profissionais e adia a identificação de possíveis transtornos e dificuldades", afirmou. Para o parlamentar, essa demora na intervenção "muitas vezes, resulta em um processo de recuperação mais longo e complexo, impactando a autoestima da criança e seu desempenho intelectual futuro".

Léo Márcio acredita que a presença de psicopedagogos nas creches e pré-escolas municipais permitirá uma abordagem preventiva e proativa, com a observação e o acompanhamento do desenvolvimento de cada criança. Esses profissionais poderiam oferecer suporte aos educadores e orientar as famílias.

"A ampliação dos serviços de psicopedagogia para a educação infantil é um investimento na base do nosso sistema educacional, que resultará em benefícios a longo prazo para a sociedade, formando cidadãos mais preparados e confiantes", argumentou.
Para o vereador, a medida é um passo significativo para a promoção de uma educação pública "mais equitativa e de qualidade, alinhada com as melhores práticas pedagógicas", concluiu.

Após a aprovação em plenário, a Indicação nº 436/2025 foi enviada para análise do prefeito Aurélio Goiano e da secretária municipal de Educação, Maura Paulino.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Dione Gastão / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página