Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Erica Ribeiro solicita infraestrutura na zona rural e cobra informações sobre projeto habitacional
Início do conteúdo da página

Erica Ribeiro solicita infraestrutura na zona rural e cobra informações sobre projeto habitacional

Erica Ribeiro (PSDB) apresentou quatro proposições na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (9). As matérias abordam questões de infraestrutura, saúde e habitação.

  • Publicado: Domingo, 14 de Setembro de 2025, 21h24
  • Última atualização em Segunda, 15 de Setembro de 2025, 11h26

Erica Ribeiro (PSDB)

Pavimentação e saneamento para a Vila Paulo Fonteles
Por meio da Indicação nº 564/2025, Erica Ribeiro solicitou obras de saneamento básico e pavimentação asfáltica nos bairros Ametista e Treze, localizados na Vila Paulo Fonteles.

A vereadora destacou que a falta de infraestrutura nesses bairros tem gerado sérios transtornos aos moradores. “A falta de rede de esgoto e de drenagem adequada gera riscos à saúde, enquanto as vias sem asfalto dificultam a mobilidade, provocam poeira no período seco e lama no período chuvoso, prejudicando o dia a dia das famílias e o desenvolvimento da comunidade”, relatou.

A reivindicação, segundo a parlamentar, nasceu do projeto "Gabinete na Comunidade", que esteve na Vila Paulo Fonteles levando serviços e ouvindo de perto as principais demandas da população.

Posto de saúde da Vila Carimã
Em seguida, Erica Ribeiro apresentou a Indicação nº 565/2025, na qual propôs a celebração de um convênio com a Prefeitura de Marabá para a reconstrução e ampliação do posto de saúde da Vila Carimã. Por estar em uma região de conflito territorial entre os dois municípios, a vila, que também é referência para comunidades rurais, enfrenta um cenário de precariedade nos serviços de saúde.

“O posto de saúde existente encontra-se em condições precárias, incapaz de atender de forma adequada a população que cresce a cada ano e que também serve de referência para as comunidades rurais do entorno”, descreveu.

A vereadora solicitou ainda a inclusão de especialidades médicas na unidade, como pediatria, ginecologia, clínica geral e odontologia, para possibilitar que os moradores tenham acesso a serviços que hoje exigem deslocamento até a sede do município, “trazendo mais agilidade e segurança no atendimento”. O pedido também chegou a parlamentar por meio do "Gabinete na Comunidade".

Esclarecimentos sobre programa habitacional
Posteriormente, Erica Ribeiro cobrou do Poder Executivo, por meio do Requerimento nº 192/2025, informações sobre a execução do programa "Morar Feliz - Kit Construção", destinado às famílias contempladas no programa "Lar da Nossa Gente" – fase 1.

A vereadora quer saber o número de famílias contempladas; quantas já receberam a primeira parcela do benefício; qual o planejamento para a retomada do programa, que está paralisado desde 2024; e qual o valor total despendido até o momento com a execução do Kit Construção.

“O Kit Construção é um instrumento fundamental para que as famílias iniciem a construção de suas casas nos lotes urbanizados, garantindo condições mínimas de moradia digna e fortalecendo o acesso à cidade com dignidade e segurança”, enfatizou.

A vereadora argumentou que a interrupção do programa e a falta de informações detalhadas sobre sua continuidade geram incerteza e insatisfação social, comprometendo o planejamento familiar e a expectativa da população beneficiada.

Manutenção das estradas vicinais
Por fim, Erica Ribeiro pediu, no Requerimento nº 193/2025, informações detalhadas sobre o planejamento e execução da manutenção das estradas vicinais em 2025. A vereadora quer saber qual a quantidade de equipes em campo, as vicinais que já foram atendidas, os contratos e os valores gastos com o serviço e o cronograma de serviços futuros.

Segundo a vereadora, o pedido de informações foi motivado por reclamações de moradores da zona rural durante as visitas do “Gabinete da Comunidade”.

“Foram registradas inúmeras reclamações de moradores sobre a impossibilidade de trafegar, transporte escolar comprometido, escoamento da produção prejudicado e até dificuldade de participar das próprias ações, devido à péssima condição das vicinais, deixando muitas famílias praticamente isoladas”, relatou.

Votação
As indicações nº 564/2025 e nº 565/2025, bem como o Requerimento nº 192/2025 foram aprovados e encaminhados para o Poder Executivo. Entretanto, o Requerimento nº 193/2025 foi reprovado pela maioria dos vereadores e arquivado.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página