Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Anderson Moratorio propõe ações para esporte e trânsito em Parauapebas
Início do conteúdo da página

Anderson Moratorio propõe ações para esporte e trânsito em Parauapebas

A Câmara Municipal de Parauapebas aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira (16), duas indicações de autoria do presidente da Casa, vereador Anderson Moratório (PRD). As propostas abordam a divulgação de um calendário esportivo e a realização de um estudo técnico para melhorar a segurança no trânsito em pontos críticos da Avenida A.

  • Publicado: Quarta, 17 de Setembro de 2025, 12h19
  • Última atualização em Quarta, 17 de Setembro de 2025, 12h21

Anderson Moratorio (PRD)

Calendário de atividades esportivas
Por meio da Indicação nº 592/2025, Anderson Moratorio propôs ao Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que execute e divulgue amplamente o calendário oficial de eventos e atividades esportivas da cidade. O vereador destacou que a população e o comércio local têm manifestado a necessidade de uma agenda esportiva clara e acessível, que inclua escolinhas de diversas modalidades, campeonatos interbairros, rurais, entre outros.

Para o presidente, o esporte é uma ferramenta de transformação social que promove saúde, inclusão e disciplina, além de ser uma política pública eficaz na prevenção da violência, no incentivo à cidadania e na promoção da qualidade de vida.

"A realização de torneios, campeonatos e escolinhas de modalidades diversas fortalece os vínculos comunitários, garante ocupação positiva para crianças e adolescentes, amplia oportunidades de socialização para idosos e pessoas com deficiência, e ainda movimenta a economia local", afirmou o vereador.

Estudo de tráfego para a Avenida A
Em seguida, Anderson Moratorio apresentou a Indicação nº 593/2025, na qual sugeriu um estudo técnico de tráfego e sinalização viária (engenharia de trânsito) na Avenida A, uma das vias mais longas e estratégicas do município, que liga bairros populosos como Beira Rio, Jardim Canadá e Residencial Alto da Boa Vista.

O estudo, a ser realizado com a participação da Secretaria Municipal de Obras (Semob), do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (Semsi), deverá ter atenção especial a três pontos considerados críticos: o cruzamento com a Rua 10, no Residencial Alto Bonito; o entroncamento com a Avenida C; e o trecho da curva próxima às ruas 50 e 121.

A proposta busca diagnosticar a situação atual e sugerir medidas corretivas para reduzir o número de acidentes e aumentar a segurança. O vereador ressaltou que esses pontos são locais de alto risco, com registros de acidentes, inclusive com vítimas fatais. "É imprescindível que a Prefeitura priorize a engenharia de tráfego e a sinalização, de modo a mitigar os riscos e prevenir novos sinistros", destacou.

Moratorio acredita que a adoção desse estudo técnico, seguida de medidas concretas, trará benefícios diretos para a população, como: reduzir a ocorrência de acidentes e mortes; garantir maior segurança e fluidez do tráfego; proteger motoristas, motociclistas, pedestres e moradores locais; bem como valorizar a vida e o bem-estar da população de Parauapebas.

As duas indicações do presidente Anderson Moratorio foram aprovadas e serão encaminhadas para o prefeito Aurélio Goiano e secretarias municipais citadas.

Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página