Vereador Tito do MST cobra segurança no Tropical I e instalação de CRAS/CREAS em Palmares Sul e II
O vereador Tito do MST (PT) apresentou uma indicação e um requerimento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última segunda-feira (22), ambas focadas em melhorias na segurança viária e no acesso a políticas de assistência social.
Tito do MST (PT)
Segurança viária no Bairro Tropical I
Na Indicação nº 602/2025, Tito do MST solicitou ao Poder Executivo a instalação de sinalização e quebra-mola na Avenida Castanheira, esquina com a Rua A13, no Bairro Tropical I. Segundo o vereador, o local tem um grande fluxo de veículos e pedestres e registra acidentes de trânsito recorrentes, muitos deles com vítimas.
"Moradores, comerciantes e transeuntes da região têm relatado com frequência situações de risco causadas pelo excesso de velocidade de veículos e pela ausência de sinalização adequada," afirmou o parlamentar em sua justificativa. Ele ressaltou que a via é um acesso direto a escolas, unidades de saúde e comércios, o que torna a instalação de redutores de velocidade uma medida urgente "em favor da vida, da ordem e da segurança no trânsito."
CRAS e CREAS para Palmares Sul e Palmares II
Já no Requerimento nº 214/2025, Tito do MST cobrou informações da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) sobre a retomada do serviço CRAS Volante e o status da construção e instalação de unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) nos bairros Palmares Sul e Palmares II.
O vereador destacou que a instalação dessas unidades é uma medida "urgente e necessária" para descentralizar os serviços socioassistenciais e ampliar o acesso da população em vulnerabilidade. Segundo Tito do MST, os moradores das comunidades estão cobrando os serviços. A presença do CRAS e do CREAS nos bairros "permitirá a promoção efetiva da cidadania, o fortalecimento da proteção social básica e especial, bem como o oferecimento de apoio psicossocial às famílias e indivíduos que enfrentam situações de risco", completou.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025
Redes Sociais