Laécio da ACT cobra manutenção de ponte no Bairro da Paz e interligação de via no Altamira
Duas matérias de autoria do vereador Laécio da ACT (PDT) foram aprovadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última segunda-feira (22). As propostas, uma indicação e um requerimento, buscam solucionar problemas de infraestrutura e mobilidade urbana no município.
Laécio da ACT (PDT)
Ponte do Bairro da Paz
Por meio da Indicação nº 596/2025, Laécio da ACT solicitou ao Poder Executivo a manutenção e o reforço estrutural da ponte localizada na Avenida Liberdade, esquina com a Rua Ângela Diniz, no Bairro da Paz. Segundo o vereador, a ponte apresenta um “avançado estado de deterioração”, com as ferragens de sustentação das pilastras expostas e em processo de corrosão (ferrugem), o que compromete a integridade do concreto e, consequentemente, a estabilidade da ponte.
O parlamentar relatou que um engenheiro contratado para uma análise técnica confirmou a gravidade da situação e a necessidade de uma "intervenção imediata". Ele destacou que a situação representa uma "grave ameaça à segurança de motoristas, pedestres e usuários do transporte público que utilizam diariamente a via".
Laécio da ACT reforçou que a intervenção preventiva é uma medida urgente e inadiável, visando evitar o perigo de colapso parcial e os transtornos que uma eventual interdição traria à mobilidade urbana.
Via do Bairro Altamira
Posteriormente, Laécio da ACT apresentou o Requerimento nº 199/2025, no qual cobrou do Poder Executivo informações e providências sobre a interligação viária e a construção de uma ponte na Rua João Paulo II, no Bairro Altamira.
Segundo o vereador, em fevereiro deste ano, foi aprovada uma indicação solicitando a construção da referida ponte. No entanto, o problema vai além desta obra, pois a rua encontra-se partida, sem qualquer interligação viária. “Os moradores de um lado não conseguem acessar o outro sem percorrer longas distâncias, contornando quadras inteiras, o que causa transtornos diários, aumento de custos de deslocamento e dificulta o acesso a serviços essenciais”, relatou.
No requerimento, o parlamentar questionou o status do projeto, o cronograma de obras e a falta de avanço mesmo após a Secretaria Municipal de Obras (Semob) informar o encaminhamento para análise de viabilidade técnica.
“Assim, este requerimento busca informações transparentes, um cronograma oficial e providências concretas para solucionar o problema, garantindo acessibilidade adequada e qualidade de vida à comunidade”, ressaltou.
A Indicação nº 596/2025 e o Requerimento nº 199/2025 foram aprovados e encaminhados para providências do Poder Executivo Municipal.
Texto: Nayara Cristina / Foto: Renato Resende / AscomLeg 2025
Redes Sociais