Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Laécio da ACT propõe criação de programa permanente de atenção à saúde do homem e cobra reparos urgentes em escola infantil
Início do conteúdo da página

Laécio da ACT propõe criação de programa permanente de atenção à saúde do homem e cobra reparos urgentes em escola infantil

Duas indicações do vereador Laécio da ACT (PDT) foram aprovadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na terça-feira (18), direcionando o Poder Executivo para ações cruciais na saúde do homem e na infraestrutura de uma escola infantil. As propostas visam melhorar a prevenção de doenças crônicas e garantir a segurança de alunos e servidores.

  • Publicado: Segunda, 24 de Novembro de 2025, 10h43
  • Última atualização em Segunda, 24 de Novembro de 2025, 11h39

Laécio da ACT (PDT)

Programa Permanente de Atenção à Saúde do Homem
Na Indicação nº 753/2025, o parlamentar solicitou a criação de um Programa Permanente de Atenção à Saúde do Homem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Parauapebas, com a realização de mutirões mensais de exames e orientações preventivas, especialmente em novembro.

O vereador justificou a urgência da medida citando dados locais de mortalidade e o comportamento preventivo masculino. “A saúde do homem ainda é um dos grandes desafios da atenção básica no Brasil, marcada pela baixa procura dos homens pelos serviços de prevenção e diagnóstico precoce,” alertou.

Ele destacou que as principais causas de morte na cidade reforçam a necessidade da política. “Dados do município apontam que os homens representam a maioria dos casos de morte, correspondendo a cerca de 62% do total [em 2023], com as principais causas relacionadas a doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, além de causas externas, como acidentes e violência”, enfatizou.

O programa é visto como essencial para aproximar esse público dos serviços de saúde. “A criação de um programa permanente permitirá ampliar o acesso às Unidades Básicas de Saúde e aproximar esse público dos serviços oferecidos, por meio de mutirões mensais de exames e ações educativas. A iniciativa também contribuirá para a detecção precoce de doenças como câncer de próstata,” concluiu o vereador.

Cobrança por reparos urgentes em escola infantil
Em outra frente, Laécio da ACT apresentou a Indicação nº 787/2025, na qual cobrou a manutenção urgente, substituição de equipamentos e limpeza no prédio da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jakson de Souza e Silva, devido a condições estruturais precárias, que colocam em risco a segurança e o bem-estar da comunidade escolar.

Em visita técnica realizada a unidade de ensino, o vereador informou que “foram identificados riscos potenciais decorrentes da presença constante de animais peçonhentos, como cobras venenosas, piolhos-de-cobra, sapos e aranhas, que adentram a área da escola possivelmente em razão do matagal denso existente ao redor da creche, o que exige limpeza, capina e manejo ambiental urgente.”

Laécio da ACT listou outras falhas estruturais críticas detectadas. “Além dos riscos biológicos, verificaram-se problemas estruturais relevantes: dos cinco bebedouros, apenas dois funcionam, todos os extintores de incêndio estão vencidos, e duas centrais de ar-condicionado estão sem condições de uso. O parquinho também possui brinquedos quebrados.”

Diante da situação, o parlamentar solicita à Prefeitura que determine, com brevidade, os seguintes serviços:

1. Realização de limpeza, capina e manejo ambiental no entorno da creche para conter a presença de animais peçonhentos;
2. Manutenção e substituição de bebedouros, garantindo seu pleno funcionamento;
3. Reparo imediato das centrais de ar-condicionado;
4. Troca de todos os extintores de incêndio vencidos;
5. Reparo do forro nos pontos danificados;

“As melhorias solicitadas são indispensáveis para garantir um ambiente seguro, saudável e adequado para as crianças e profissionais da educação, evitando riscos iminentes e assegurando a continuidade das atividades escolares com qualidade”, finalizou.


Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página