Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Fred Sanção sugere criação de programa para assistência técnica rural e cobra informações sobre ações do Executivo
Início do conteúdo da página

Fred Sanção sugere criação de programa para assistência técnica rural e cobra informações sobre ações do Executivo

Três proposições foram apresentadas pelo vereador Fred Sanção (PL) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na terça-feira (18), com propostas para o fortalecimento da agricultura familiar e a fiscalização da execução de serviços e convênios do Executivo Municipal.

  • Publicado: Terça, 25 de Novembro de 2025, 11h31
  • Última atualização em Terça, 25 de Novembro de 2025, 11h34

 

Fred Sanção (PL)

Programa Municipal de Assistência Técnica Rural Contínua
Por meio da Indicação nº 778/2025, o parlamentar sugeriu à Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) a criação de um Programa Municipal de Assistência Técnica Rural Contínua, voltado para pequenos produtores, com agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas atuando diretamente nas comunidades rurais.

De acordo com Fred Sanção, “a assistência técnica insuficiente é o principal entrave enfrentado pelos agricultores familiares do município, afetando produtividade, manejo do solo, sanidade vegetal, regularização, comercialização e adoção de práticas sustentáveis.”

A sugestão do vereador é para que o Executivo implante um programa municipal permanente, com equipes multidisciplinares, visitas agendadas, relatórios de campo e calendário fixo de atendimento. “O objetivo é proporcionar inovação produtiva, proteção ambiental, aumento da renda rural e fortalecimento da agricultura familiar, que é base econômica de várias comunidades de Parauapebas”, enfatizou.

Cobrança de prazo para iluminação de trajeto universitário
Na sequência, Fred Sanção apresentou o Requerimento nº 280/2025, solicitando informações sobre o prazo e o cronograma para a implementação da Indicação nº 124/2025, de autoria do vereador Michel Carteiro (PV), que pediu a implantação de iluminação pública no trecho entre o Lago da Nova Carajás e a entrada do Polo Universitário da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

“A presente solicitação se justifica pela necessidade de oferecer maior segurança e bem-estar aos moradores e, principalmente, aos estudantes que utilizam o referido trajeto para acesso às instituições de ensino,” explicou.

Segundo o vereador, o pedido é urgente porque a falta de iluminação adequada aumenta os índices de criminalidade (assaltos e furtos) e compromete a segurança viária, elevando o risco de acidentes de trânsito.

Informações sobre Termo de Cooperação com a UFRA
Por meio do Requerimento nº 281/2025, Fred Sanção cobrou informações detalhadas sobre o Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Prefeitura de Parauapebas e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

O vereador quer saber qual é o número de identificação e a data exata da assinatura do Termo; qual é o objeto específico da parceria; qual o prazo de vigência ou duração prevista para a parceria; quais são os Planos de Trabalho ou Projetos específicos que serão desenvolvidos; houve previsão de repasse de recursos financeiros, se sim, qual é o valor total envolvido; e como a população de Parauapebas e os estudantes da UFRA serão beneficiados pela parceria.

“É de interesse público e desta Casa Legislativa ter acesso aos detalhes do Termo de Cooperação para acompanhar a execução das ações de desenvolvimento e capacitação e garantir a transparência na aplicação de recursos e esforços em benefício da comunidade, além de fiscalizar as políticas de fortalecimento do ensino superior e do desenvolvimento local”, justificou o parlamentar.

As três proposições de Fred Sanção foram aprovadas e encaminhadas para deliberação do Poder Executivo Municipal.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página