Léo Márcio sugere expansão de câmeras inteligentes e pede iluminação da estrada da Palmares II
O vereador Léo Márcio (SD) teve duas indicações aprovadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas desta terça-feira (25). As propostas indicam o uso de tecnologia avançada para a segurança pública e a melhoria da iluminação viária em estrada para a Palmares II.

Léo Márcio (SD)
Ampliação do monitoramento inteligente
Por meio da Indicação nº 806/2025, Léo Márcio sugeriu a ampliação do número de câmeras de monitoramento inteligente com leitura automática de placas de veículos e emissão de alerta em tempo real ao Centro de Comando Operacional (CCO), visando fortalecer o sistema de segurança pública do município.
O vereador relatou que Parauapebas já conta com algumas câmeras de monitoramento inteligente. No entanto, considerando o pequeno número de equipamentos disponíveis, seria ideal que o município ampliasse a quantidade de câmeras com essa tecnologia, fortalecendo e expandindo continuamente o sistema de monitoramento.
Léo Márcio sugeriu ao município que use como exemplo o Sistema Hélios, tecnologia desenvolvida pela Polícia Militar de Minas Gerais, que emite alertas em tempo real às forças de segurança, indicando o local e o horário exato da detecção. Além disso, a versão mais recente do sistema permite a integração de câmeras particulares, residenciais e empresariais, democratizando o acesso e permitindo a colaboração direta entre a população e os órgãos de segurança.
“A implantação deste sistema em Parauapebas traria um reforço significativo para o monitoramento urbano e para a segurança pública, fortalecendo as ações integradas entre o Centro de Controle Operacional, a Guarda Municipal, a Polícia Militar e demais órgãos de segurança”, argumentou..
O parlamentar enfatizou ainda que “essa tecnologia permite respostas mais rápidas em emergências, prevenção de crimes, recuperação de veículos, além de contribuir com investigações de crimes e operações conjuntas.”
Iluminação da estrada Palmares II–Centro Urbano
Em seguida, Léo Márcio apresentou a Indicação nº 807/2025, na qual solicitou a implantação de iluminação pública na estrada que liga a Palmares II ao centro urbano de Parauapebas. A urgência da medida se justifica pelos recorrentes acidentes que ocorrem no período noturno.
De acordo com o vereador, a referida estrada é a principal via de locomoção dos moradores da Palmares 2 e das demais vilas daquela região. Contudo, a falta de iluminação causa grande transtorno aos transeuntes, especificamente no período noturno.
“A falta de visibilidade aumenta consideravelmente o risco de acidentes entre os veículos e possíveis colisões com animais. Além de contribuir para o aumento da criminalidade, por tornar a área um ponto mais vulnerável para a prática de assaltos, gerando um clima de insegurança para a população, principalmente aos motociclistas e ciclistas que necessitam daquela via”, argumentou.
Léo Márcio ainda pontuou que a estrada é o "principal eixo de transporte da agricultura familiar" e a iluminação ajudaria no escoamento da produção.
As indicações foram encaminhadas ao Poder Executivo Municipal.
Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025
Redes Sociais