Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (2) > Laécio da ACT solicita instalação de câmeras de segurança no Bairro da Paz e cobra informações sobre recuperação de ponte na zona rural
Início do conteúdo da página

Laécio da ACT solicita instalação de câmeras de segurança no Bairro da Paz e cobra informações sobre recuperação de ponte na zona rural

O vereador Laécio da ACT (PDT) teve duas proposições aprovadas na sessão ordinária da Câmara Municipal de Parauapebas realizada na última terça-feira (2), com foco na segurança urbana e na recuperação de infraestrutura na zona rural.

  • Publicado: Sábado, 06 de Dezembro de 2025, 18h07
  • Última atualização em Sábado, 06 de Dezembro de 2025, 18h54

Laécio da ACT (PDT)

Instalação de câmeras de monitoramento no Bairro da Paz
Na Indicação nº 824/2025, o vereador solicitou a instalação de câmeras de monitoramento na Rua Fortaleza e na Rua do Arame, esquina com a Rua Araguaia, no Bairro da Paz.

A solicitação reforça uma indicação anterior, que tratou da necessidade de medidas de segurança e enfrentamento ao uso e tráfico de drogas nas ruas citadas. Naquela oportunidade, segundo o parlamentar, foram relatados diversos problemas envolvendo insegurança, ações de usuários de drogas, furtos, movimentação criminosa e prejuízos diretos aos moradores e comerciantes da região.

Além disso, Laécio da ACT informou que a eficácia do videomonitoramento foi comprovada recentemente em uma ação policial no local. “Segundo informações repassadas por moradores e pelas próprias equipes envolvidas na operação, as câmeras que já monitoravam parcialmente a área foram fundamentais para o êxito da ação, auxiliando na identificação de pontos críticos e no direcionamento das equipes de segurança” relatou.

Na avaliação do parlamentar, a ampliação do sistema é essencial para consolidar a segurança no bairro. “Esse resultado confirma a eficácia do videomonitoramento como ferramenta de apoio à segurança pública, demonstrando que a instalação definitiva e estratégica de novas câmeras pode ampliar o alcance das ações, inibir o retorno de práticas ilícitas e fortalecer o trabalho contínuo das forças de segurança”, enfatizou

Cobrança por recuperação de ponte
Em seguida, Laécio da ACT apresentou o Requerimento nº 304/2025, cobrando da Secretaria Municipal de Obras (SEMOB) informações sobre a ausência de providências para a recuperação da ponte localizada na vicinal que liga a PA Brasil Novo à Comunidade Rio Branco.

O vereador relatou que questionou o Poder Executivo, via ofício, sobre a situação da referida ponte. O Poder Executivo, por sua vez, respondeu também por meio de ofício, datado de 22 de agosto de 2025, informando que seria enviada uma equipe técnica para averiguação e que, após avaliação, a demanda seria incluída no cronograma da coordenadoria responsável. “Todavia, até a presente data nenhuma medida prática foi implementada, persistindo o risco iminente aos moradores e usuários daquela via”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, a ponte em questão é utilizada diariamente por mais de 96 famílias da região, sendo uma via essencial para deslocamento, acesso a serviços e escoamento da produção local.

“Entretanto, a estrutura encontra-se em avançado estado de deterioração, situação que se agrava há mais de 6 anos. O problema tornou-se ainda mais grave porque o ônibus escolar não consegue mais atravessar a ponte para buscar os alunos, prejudicando diretamente o direito fundamental à educação”, enfatizou.

Ademais, segundo o parlamentar, os moradores, por conta própria, vêm realizando reparos improvisados, expondo-se a riscos; a estrutura apresenta risco de colapso e caminhões continuam passando pela ponte, agravando a instabilidade da estrutura.

Laécio da ACT criticou a falta de ação após o Executivo ter se manifestado em agosto, prometendo enviar uma equipe técnica. “A continuidade dessa omissão coloca em risco não apenas o patrimônio público, mas, principalmente, a integridade física dos moradores, dos estudantes e dos motoristas que dependem da ponte para circulação”, finalizou.

As proposições foram aprovadas e serão enviadas para que o Poder Executivo Municipal analise os pedidos e adote as providências sugeridas.

Texto: Nayara Cristina / Fotos: Renato Resende / AscomLeg 2025

 

Fim do conteúdo da página