Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadores de Marabá membros de CPI da Vale visitam Legislativo de Parauapebas

Vereadores de Marabá membros de CPI da Vale visitam Legislativo de Parauapebas

Publicado em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 16h11 | Voltar à página anterior

Com o objetivo de dialogar com vereadores de Parauapebas sobre a metodologia que estes estão usando na apuração dos fatos relativos à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga impactos sociais dos projetos minerários da Vale no município, um grupo de vereadores de Marabá, integrantes de CPI que apura os passivos socioambientais das atividades de mineração da Vale no Projeto Salobo, instalado naquele município, esteve na última quinta-feira (9) na Câmara Municipal de Parauapebas.

Integrada pelos vereadores Ilker Moraes Ferreira (presidente), Elói SiIva Ribeiro (secretário), Marcelo Alves dos Santos (relator), Franklandes Sousa Matos e Carlos Roberto Miranda (membros), e o vereador Cabo Rodrigues, que não faz parte da CPI da Vale, a comissão foi recebida pelos vereadores Zé do Bode, Israel Miquinha, Josivaldo da Farmácia, Joel do Sindicato e Rafael Ribeiro, além do assessor legislativo e ex-vereador Euzébio Rodrigues.

Inicialmente, os vereadores visitantes se reuniram com os vereadores anfitriões na sala da presidência e em seguida, em companhia dos vereadores locais, se deslocaram para os estúdios da Rádio Câmara 95.7 FM, onde foram recebidos pelo radialista Eliésio Costa e o jornalista Waldyr Silva.

Na emissora de rádio, os vereadores de Marabá e os de Parauapebas falaram ao vivo a respeito dos trabalhos de investigação das duas CPIs que estão sendo feitos pelas câmaras legislativas dos dois municípios e trocaram experiências.

“Viemos à Câmara de Parauapebas estreitar com os colegas de parlamento uma parceria de compartilhamento de informações através de documentos e relatórios que possam contribuir com os trabalhos da CPI de Marabá”, declarou o vereador Ilker Ferreira, presidente da CPI da Vale em Marabá.

Ao deixar Parauapebas, os vereadores marabaenses se disseram satisfeitos com a recepção e as informações que receberam dos vereadores locais, com relação à metodologia de investigação dos impactos ambientais causados na região pelos projetos minerários de responsabilidade da empresa Vale.

Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Fotos: Ulisses Pompeu / AscomLeg2021