Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Legislativo aprova criação do programa Cep Digital na zona rural de Parauapebas

Legislativo aprova criação do programa Cep Digital na zona rural de Parauapebas

Publicado em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 11h05 | Voltar à página anterior

Os vereadores aprovaram na sessão da Câmara Municipal de Parauapebas de terça-feira (14) o Projeto de Lei nº 181/2021, de autoria de Josemir Santos (Pros), que dispõe sobre a instituição do programa Cep Digital para os moradores das zonas rurais do município.

Josemir Silva é o autor do projeto

De acordo com a proposição, o programa mapeará as propriedades rurais do município com a utilização da ferramenta Google Maps e cada unidade receberá um plus code com informações de sua localização.

A matéria determina ainda que as despesas necessárias para execução da norma ocorrerão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas, se for preciso.

Na justificativa do projeto, Josemir relata que o Cep Digital, com a identificação dos imóveis rurais, facilitará o acesso dos moradores a serviços diversos.

“A identificação trará benefícios na prestação de serviços dos órgãos públicos, como Polícia Militar, Polícia Civil, bombeiros e Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando a localização das propriedades, além de facilitar a oferta de produtos. Proporcionará ainda o fortalecimento do agronegócio e melhorias no serviço público, através da implementação de tecnologias, devendo ser sempre função dos poderes Legislativo e Executivo”, argumentou.

Votação
O Projeto de Lei nº 181/2021 foi analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que emitiu parecer favorável à aprovação da matéria. Seguindo a orientação da comissão, os vereadores votaram sim à proposição, que foi aprovada por 12 votos a favor e não recebeu nenhum contrário.

Aprovado, o projeto foi encaminhado para sanção do prefeito Darci Lermen. Caso seja sancionado, passará a valer no dia de sua publicação no diário oficial.

Texto: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges (Ascomleg 2021)