Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Israel Miquinha e Eliene Soares requerem obras de saneamento básico para quatro bairros da cidade

Publicado em Sábado, 16 de Abril de 2022, 15h29 | Voltar à página anterior

Em quatro indicações apresentadas na sessão da Câmara na última terça-feira (12), os vereadores Israel Miquinha (PT) e Eliene Soares (MDB) solicitaram do governo municipal obras de drenagem e pavimentação asfáltica para os bairros Novo Brasil (Indicação nº 113/2022) e Linha Verde (Indicação nº 114/2022); depósito de calcário em Palmares Sul (Indicação nº 117/2022); e fornecimento de água para o Bairro Liberdade (Indicação nº 118/2022).

Israel Miquinha
No pedido de drenagem e pavimentação para o Bairro Novo Brasil, feito por meio da Indicação nº 113, o vereador Israel Miquinha informa que os moradores do logradouro há muito tempo anseiam por obras que lhes garantam condições dignas de moradia e permitam que eles se locomovam dentro do seu próprio bairro, pois as atuais condições das vias da comunidade dificultam a locomoção tanto de veículos como de pedestres.

Segundo o legislador, as ruas daquela comunidade necessitam de reparos urgentes, porque se encontram praticamente intransitáveis em alguns trechos, com vários buracos causados pelo escoamento das águas das pluviais. Reclama que os buracos, abertos pela chuva, estão causando um grande transtorno à população, que já não aguenta mais a lama e os buracos no inverno, e a poeira e os mesmos buracos no verão.

“Por abrigar centenas de famílias que adquiriram seus lotes com muito esforço, na esperança de construir e viver em uma moradia digna, solicito ao governo municipal que atenda aos anseios daquela população, executando o mais rápido possível as obras de drenagem e pavimentação”, pede Israel Miquinha.

Já na Indicação nº 114, o vereador petista pede que a prefeitura realize obras de drenagem, pavimentação asfáltica, construção de meio fio e calçadas na Avenida Redenção, ao lado da Rodovia PA 160, no Bairro Linha Verde.

Na apresentação da indicação, o parlamentar informa que o referido bairro, situado na saída da cidade para Canaã dos Carajás, precisa urgentemente dessas estruturas, uma vez que ali moram centenas de parauapebenses e está estabelecida uma grande quantidade de empresas e comércio.

De acordo com Israel Miquinha, os moradores e empresários que tanto contribuem para a economia do município têm que lidar dia a dia com as péssimas condições da infraestrutura do bairro.

“Além da grande quantidade de empresas, o bairro é também local de uma grande faculdade, e diariamente milhares de alunos utilizam as vias do bairro para terem acesso às suas aulas. São cerca de seis mil estudantes que circulam pelo bairro em dias alternados e têm que enfrentar as más condições de ruas e acessos para terem o direito à educação garantido”, relata Miquinha, sublinhando que a Avenida Redenção é o principal meio de acesso desses alunos e sede de grandes empresas do município.

Eliene Soares
Na Indicação nº 117, a vereadora Eliene Soares solicita a construção de um depósito de calcário em Palmares Sul para atender às demandas dos agricultores do município.

A propositora explica que aplicação de calcário é uma técnica da agricultura moderna usada para corrigir a acidez do solo, uma iniciativa muito difundida e recomendada para melhorar a produtividade das culturas agrícolas.

O calcário é uma rocha constituída majoritariamente por carbonato de cálcio que recebe denominações diversas em razão de sua estrutura ou devido à presença de outros compostos, como calcário calcítico, calcário magnesiano, calcário dolomítico e calcário filler.

“Colonos com propriedades na região de Palmares Sul têm procurado meu gabinete para pedir ajuda no sentido de sensibilizar o Poder Executivo a garantir logística continuada de calcário com vistas a atendê-los. O pedido é importante diante de tudo que nossos agricultores produzem e fazem chegar à nossa mesa”, detalha a legisladora, adicionando que cerca de 20 mil colonos geram todos os anos R$ 128 milhões em riquezas da terra, como mandioca, banana, melancia, milho e mamão.

A vereadora revela que o orçamento municipal possui dotação de R$ 1 milhão e 105 mil para assistência técnica e extensão rural; R$ 1 milhão e 997 mil para incentivo e comercialização da produção familiar; R$ 1 milhão e 200 mil para verticalização da produção; e R$ 4 milhões e 290 mil para desenvolver a produção vegetal sustentável.

No pedido de água para o Bairro Liberdade, por meio da Indicação nº 118, Eliene Soares reconhece que o logradouro é uma das comunidades mais antigas e populosas da cidade, com quase 20 mil habitantes, e ao longo de seu crescimento desafiou seu status inicial de “invasão” e ganhou asfalto, escolas, postos de saúde, praça e estádio de futebol.

Mas hoje parte da comunidade sofre com a escassez de água tratada, pois o atendimento tem sido feito com carro-pipa. Segundo os populares, uma das saídas seria construir poço artesiano no meio do bairro, nas proximidades da Rua Pará. Porém, somente uma avaliação técnica especializada é capaz de assegurar a melhor solução para o problema.

“O Saaep tem dotação orçamentária de R$ 25 milhões e 950 mil previstos para ampliação do sistema de abastecimento na área urbana. De outro lado, a prefeitura reservou R$ 264 mil em dotação orçamentária para viabilizar sistemas hídricos de abastecimento de água para consumo e produção agropecuária”, revela a parlamentar.

As quatro indicações foram aprovadas por todos os vereadores e encaminhadas para serem avaliadas pelo prefeito municipal.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022