Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Vereadores solicitam benefícios para áreas de saúde, educação, infraestrutura, habitação e cultura

Publicado em Quarta, 20 de Abril de 2022, 17h04 | Voltar à página anterior

Os vereadores “Zé do Bode” (MDB), Rafael Ribeiro (MDB), “Joel do Sindicato” (PDT) e “Leandro do Chiquito” (Pros) apresentaram na sessão ordinária desta terça-feira (19), separadamente, seis indicações solicitando do governo municipal obras e benefícios para as áreas de saúde, educação, infraestrutura, habitação e cultura.

Zé do Bode

Na Indicação nº 112/2022, Zé do Bode solicitou a implantação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na comunidade Santa Cruz, localizada na zona rural, distante aproximadamente trinta quilômetros da sede do município.

Segundo informou o legislador, a UBS vai atender, além de Santa Cruz, às comunidades rurais em seus arredores como Kauany, Parque da Cachoeira I e II, Gelado, Gavião Real e outras.

“Os moradores daquelas comunidades enfrentam dificuldades no dia a dia com locomoção, transporte, sol, chuva e outros pormenores, pois têm que se dirigir até outros centros comunitários, como Palmares Sul ou Vila Paulo Fonteles, enfrentando a falta de transporte regular, para serem atendidos em suas consultas, muitas de caráter emergencial”, reclama o parlamentar.

Já na Indicação nº 115/2022, Zé do Bode requereu do governo municipal a implantação de uma creche no Bairro Nova Carajás, para possibilitar o acesso de mães de filhos menores na faixa etária de um a quatro anos de idade a terem um local digno para deixarem seus filhos enquanto desenvolvem suas atividades profissionais no seu dia a dia de trabalho em casa ou nas empresas, no horário comercial.

Conforme revelou o parlamentar, atualmente o Bairro Nova Carajás conta com uma população de aproximadamente seis mil habitantes, o que o habilita em ser beneficiado pelo governo municipal com a solicitação.

Rafael Ribeiro

Na sequência, o vereador Rafael Ribeiro apresentou a Indicação nº 130/2022, sugerindo que a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) estenda o benefício do kit construção aos moradores de baixa renda previamente cadastrados pela prefeitura, tendo em vista que muitas famílias necessitam construir e/ou ampliar suas moradias, com o intuito de ter mais conforto e dignidade, mas não têm condições, devido à falta de recursos e a alta dos preços de materiais de construção.

Rafael Ribeiro informou que o referido projeto tem previsão de atendimento exclusivo os beneficiários do programa Lar da Nossa Gente, mas ele propõe que a Sehab estenda a abrangência do kit construção para todo o município, oportunizando o atendimento de todos os bairros da cidade, garantindo mais dignidade para a população.

A outra proposição apresentada por Rafael Ribeiro foi a Indicação nº 131/2022, na qual ele pede a construção de calçadas padronizadas nas principais vias do Bairro Tropical, localizado na Zona Norte da cidade, garantindo mais segurança para a comunidade.

O vereador aponta que a padronização de calçadas seja feita principalmente nas avenidas Castanheira, Jatobá e A, vias de extrema importância para aquela comunidade, tendo em vista o grande número de estabelecimentos comerciais na localidade e a constante locomoção de pessoas.

Joel do Sindicato

Joel do Sindicato, por sua vez, apresentou a Indicação nº 132/2022, pedindo que a prefeitura faça o georreferenciamento dos lotes dos colonos; construa um ginásio poliesportivo; e recupere as vias de tráfego no assentamento rural Rio Branco.

Em visita feita recentemente no referido assentamento, o vereador disse ter conversado com produtores rurais e constatado a necessidade de apoio para desenvolvimento de suas atividades rurais e instalação de aparelhos públicos indispensáveis ao exercício pleno de direitos fundamentais da referida população.

Com relação à certificação do georreferenciamento de imóvel rural, criada pela Lei Federal nº 10267/2001, Joel do Sindicato disse que é realizada exclusivamente pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), garantindo que os limites de determinado imóvel não se sobreponham a outros.

Sobre o ginásio, o propositor justifica que é um clamor da comunidade residente no Rio Branco, pois através dele a população poderá fomentar a prática de esportes, gerando saúde e bem-estar social.

Quanto às vias de tráfego, ele diz que as mesmas carecem de reparos urgentes, pois estão cheias de buracos que impedem o acesso regular a determinadas áreas, fazendo com que os assentados tenham dificuldade de locomoção em vias vitais de acesso.

Leandro do Chiquito

Por último, o vereador Leandro do Chiquito apresentou a Indicação nº 134/2022, propondo que a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) crie uma casa da cultura para atender às manifestações artístico-culturais e oficinas nos bairros Liberdade I, Liberdade II, Nova Esperança e São José.

De acordo com o legislador, as comunidades dos bairros citados acima são muito carentes de manifestações culturais e a casa da cultura terá a finalidade de proporcionar manifestações artísticas e oficinas dos mais variados gêneros e linguagens, com ênfase no teatro, música, artes visuais, danças etc.

“Cumpre ressaltar que a criação de um espaço permanente de apresentação e acesso a todas essas demandas tem o condão de potencializar o processo evolutivo dos participantes, incentivando a cultura”, destacou Leandro do Chiquito.

Depois de serem lidas por seus autores, as seis indicações foram aprovadas por unanimidade e encaminhadas para serem avaliadas pelas secretarias municipais afins.

Texto: Waldyr Silva / Fotos: Felipe Borges / AscomLeg2022