Página inicial > Noticias Destaques do Plenário > Plenário > Parlamentares reivindicam obras de infraestrutura e investimentos no turismo

Parlamentares reivindicam obras de infraestrutura e investimentos no turismo

Publicado em Quarta, 25 de Mai de 2022, 20h07 | Voltar à página anterior

Melhorias na infraestrutura do município e investimentos no turismo estiveram em pauta na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Parauapebas desta terça-feira (24).

Feira no Complexo VS-10
A construção de uma feira municipal do Complexo VS-10 foi solicitada pelo vereador Francisco Eloecio (Republicanos) na Indicação nº 188/2022. Segundo explicou o legislador, a obra vai promover o comércio local através de espaço para comercialização da produção familiar, da pequena agroindústria e de produtos artesanais.

Além disso, a feira municipal proporcionará diversidade de produtos a preços mais baixos, que atendem, principalmente, as necessidades da população de baixa renda.

Interligação de vias

Francisco Eloecio também apresentou a Indicação n° 189/2022, pedindo ao Poder Executivo a inclusão dentro do planejamento urbano da Secretaria Municipal de Obras (Semob) da interligação de vias no Bairro Parque das Nações ao Complexo VS-10.

O vereador explicou que moradores dos bairros procuraram seu gabinete relatando que há um grande problema nas condições de deslocamento e acesso a outros núcleos do Complexo. Para tal, requisitaram a interligação da Avenida Brasil à Rua Angola e à Rua Peru, interligando a Avenida Ypê, no Bairro Bom Jesus.

Escola no Tropical

Por sua vez, o vereador Aurélio Goiano (PSD) solicitou que o Executivo construa mais uma escola municipal de ensino fundamental no Bairro Tropical, por meio da Indicação nº 207/2022.

Aurélio destacou que a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelson Mandela não consegue atender à demanda de alunos, o que tem ocasionado um grande volume de matrículas reprimidas.

Para solucionar a problemática, Aurélio pediu a realização de um estudo de viabilidade para que seja construída na área pública situada ao lado da escola um prédio para receber novos alunos. Assim, será possível aumentar o número de vagas de matrícula para o bairro, que é muito populoso.

Teleférico na Praça da Bíblia

Já o vereador Joel do Sindicato (PDT) pediu que a prefeitura implante um teleférico na Praça da Bíblia. Por meio da Indicação nº 211/2021, o vereador ressaltou que a implantação de um teleférico do Bairro Maranhão até a Praça da Bíblia vai transformar a praça, que já é um belo ponto turístico e cultural, em um dos maiores do município.

“O teleférico vai valorizar muito o aspecto visual da praça e aumentará substancialmente as visitas, que atualmente são discretas dadas ao difícil acesso, pois a praça fica no pico de uma das maiores montanhas da cidade. Com o aumento significativo do tráfego de pessoas no local, será necessária a construção de quiosques, para implantação de lanchonetes e similares, brinquedos para diversão das crianças e área para ciclistas, o que contribuirá com a economia do município de forma direta e indireta. Serão gerados novos negócios e empregos na cidade”, contou o vereador Joel do Sindicato.

Autódromo

A construção de um autódromo também foi solicitada ao Poder Executivo, desta vez na Indicação nº 212/2022. O pedido foi realizado pelos vereadores Israel Miquinha (PT), Elias da Construforte (PSB), Francisco Eloecio (Republicanos), Joel do Sindicato (PDT), Rafael Ribeiro (MDB), Raianny Rodrigues (Pros) Josivaldo da Farmácia e Zacarias Marques, ambos do PP.

Para os parlamentares, o objetivo da construção de um autódromo no município é impulsionar o setor econômico e turístico da cidade, pois a pista será um grande gerador de emprego e renda, uma vez que fortalecerá o ramo turístico, como hotéis, conveniências, comércio, setor alimentício e de transportes.

Recuperação asfáltica

Por fim, o vereador Josivaldo da Farmácia apresentou ao plenário as indicações nº 217 e 218/2022. Na Indicação nº 217, o legislador requisitou à prefeitura a recuperação asfáltica e limpeza das ruas no Complexo Altamira.

Josivaldo explicou que o Complexo Altamira é uma importante via de transporte no município, que engloba vários bairros de alta relevância, sendo também um centro comercial de Parauapebas. Porém, não conta com estrutura adequada para receber tamanho fluxo, e, para que se evite acidentes e maiores transtornos, é necessário que se proceda com a devida recuperação asfáltica, assim como manutenção das bocas de lobo e do meio fio.

Segurança nas escolas
Na Indicação nº 218/2022, Josivaldo da Farmácia requisitou ao Poder Executivo que disponibilize serviço de guarda/segurança armada nas escolas e creche do município.

O pedido tem como objetivo garantir a segurança de alunos, professores, profissionais dos educandários e todos os inocentes que podem ser agredidos ou feitos de refém por qualquer pessoa armada que possa invadir as edificações das escolas da rede pública de ensino da cidade de Parauapebas.

Votação
As indicações debatidas foram submetidas à votação parlamentar e aprovadas em unanimidade. Com a aprovação, todas serão enviadas ao Poder Executivo, que deverá analisar e, se houver disponibilidade orçamentária, executar os pedidos.

Texto: Josiane Quintino / Revisão: Waldyr Silva / Fotos: Pedro Almeida / AscomLeg2022